Galinho de Brasília é cancelado: “Impedidos de ciscar em seu terreiro”

0
72

O Galinho de Brasília não vai sair no Carnaval de 2023. O bloco tradicional anunciou no Instagram que foi “impedido de ciscar em seu terreiro justamente por aqueles que, de acordo com uma de suas missões, têm o dever de protegê-los”. Além do evento adulto, o Pintinho de Brasília, voltado para as crianças, também não vai mais funcionar. 

De acordo com a publicação, a diretoria não havia confirmado participação na programação oficial divulgada pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec), que foi divulgada na última terça-feira (14/2). No calendário enviado pelo órgão, o Pintinho e o Galinho desfilariam no sábado (18/2) e na segunda (20/2). 

Publicidade do parceiro Metrópoles 1

Publicidade do parceiro Metrópoles 2

Publicidade do parceiro Metrópoles 3

Publicidade do parceiro Metrópoles 4


0

Eles explicaram ainda que pensaram em desistir de “colocar os blocos na rua” por causa dos “obstáculos apresentados por representantes do MPDFT, SSP/DF, Secec e Administração de Brasília”. O texto mostra ainda que o cancelamento foi escolha do conselho comunitário das quadras próximas ao Setor Bancário Sul, local definido para o Galinho este ano.

“[Deram voz] unicamente aos poucos membros do conselho comunitário, sem sequer fazer qualquer tipo de enquete ou pesquisa junto à comunidade de moradores das quadras SQS 402 a 404 e SQS 202 a 204 (pelo menos nada nos foi apresentado nesse sentido) para referendar as objeções do evento junto àquele conselho”, afirma o post. Eles dizem também que membros da equipe moram na região e nunca foram consultados sobre o assunto.

“Na contramão da cultura brasileira, estamos sentindo-nos desprestigiados, aliás, discriminados, com essas atitudes governamentais. […] O Galinho, bloco familiar e salvaguardador do frevo, Patrimônio Imaterial da Humanidade, vê-se mais uma vez impedido de desfilar em seu ‘terreiro’, como bem faz há mais de 30 anos, conforme reza a tradição, em razão de uma minoria egoísta, aculturada e intolerante, que ocupa-se em fazer pressão junto aos órgãos responsáveis pela coordenação e realização do Carnaval no DF.”

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Galinho de Brasília (@galinhobsb)

The post Galinho de Brasília é cancelado: “Impedidos de ciscar em seu terreiro” first appeared on Metrópoles.

Artigo anteriorJovem faz live enquanto assalta motoristas no Rio de Janeiro
Próximo artigoTiago Abravanel acolhe Bruno após deixar BBB23: “Desistir é do jogo”