Vasco vence time milionário do flamengo no clássico no Maracanã

0
165

Em clássico disputado no Maracanã neste domingo (5), o Vasco superou o Flamengo por 1 a 0  O Rubro-Negro teve mais posse de bola e mais finalizações, mas o Cruzmaltino mandou duas bolas na trave durante o primeiro tempo.

Logo no retorno do intervalo, o Vasco saiu na frente do placar graças ao golaço do argentino Puma Rodríguez. Pedro Raúl teve a chance de ampliar a vantagem mas Santos defendeu a cobrança de pênalti. O Rubro-Negro tentou buscar o empate até o fim, mas não foi o suficiente.

Com o resultado, o Vasco foi a 20 pontos na tabela de classificação da Taça Guanabara, atrás de Fluminense (22) e Flamengo (23), equipes que se enfrentam na próxima quarta-feira (8).

O técnico Vítor Pereira não pôde contar com Bruno Henrique, Victor Hugo, Filipe Luís e Erick Pulgar, além de Pedro, que não foi relacionado por conta de dores na coxa. Por isso, houve mudança no esquema tático com Gerson atuando no meio-campo e Gerson isolado na linha ofensiva como centroavante.

Do outro lado, Maurício Barbieri contou com os reforços do zagueiro Capasso e do volante Andrey Santos, inscritos no Campeonato Carioca durante a semana. O meia iniciou como titular, confirmando as expectativas da torcida em seu retorno ao Vasco. Na linha ofensiva, Pedro Raul atuou ao lado de Alex Teixeira e Gabriel Pec.

No início de jogo, o rubro-negro começou melhor e controlou as principais ações com domínio da posse de bola no campo ofensivo. Com apenas dois minutos, o Flamengo quase abriu o placar depois que Arrascaeta escapou da marcação de Rodrigo e chutou de fora da área, acertando a trave esquerda.

Trocando passes e com controle da posse, o Flamengo tentava armar jogadas principalmente pelo lado direito com Varela sendo acionado frequentemente buscando Gabigol, que estava enfrentando uma marcação dupla. Aos 9′, mais uma chance de perigo, com Thiago Maia chutando de primeira após corte parcial de Léo, mandando à direita do gol adversário.

Na sequência, Vidal desarmou Léo Pelé com carrinho e a bola sobrou na medida para Arrascaeta acertar um passe em profundidade achando Gabigol dentro da área, mas Léo Jardim espalmou o chute cruzado e salvou o Vasco.

Após um início conturbado, o cruzmaltino respondeu na medida com Pedro Raúl recebendo de Pumita Rodríguez na entrada da área para girar em cima da marcação e carimbar a trave. Nos minutos seguintes, o Vasco conseguiu ter controle da posse de bola e dificultou a estratégia de Vítor Pereira.

Aos 24′, logo após a pausa da parada técnica, o Vasco teve outra grande oportunidade de abrir o placar. Alex Teixeira cobrou falta na área e Pedro Raúl testou firme encobrindo o goleiro Santos, mas a bola parou na trave e o Flamengo mais uma vez se salvou.

Porém, o Flamengo superou o susto e conseguiu retomar o controle da posse variando jogadas pelo lado esquerdo e por dentro, acumulando finalizações. Aos 27′,Gerson acionou Ayrton Lucas e a bola chegou em Gabigol, mas o passe para Varela não foi bom e Piton cortou. Depois, Arrascaeta cobrou escanteio na segunda trave e Fabrício Bruno cabeceou cruzado para fora.

Na reta final do primeiro tempo, Barbieri teve que promover a estreia de Manuel Capasso no lugar do lesionado Miranda, que deixou o campo sentindo lesão no tornozelo.

Aos 40′, Gerson criou mais uma oportunidade ao chutar rasteiro com força após passe de Éverton Ribeiro. Nos acréscimos, o rubro-negro teve uma última oportunidade em cobrança de falta após Léo acertar Arrascaeta na meia-lua em uma forte dividida. David Luiz cobrou e a bola parou na barreira.

O Vasco retornou do intervalo com a mesma formação, mas Vítor Pereira também foi forçado à mexer na equipe devido à lesão. Thiago Maia sofreu trauma no tornozelo e Everton Cebolinha  foi acionado no lugar.

Porém, antes de qualquer ação rubro-negra, a equipe de Maurício Barbieri abriu o placar com apenas dois minutos com um golaço. Piton cruzou pela esquerda e Fabrício Bruno cortou parcialmente, mas o argentino Pumita Rodríguez aproveitou a sobra e chutou cruzado no canto do goleiro Santos para marcar um golaço.

Na tentativa imediata de resposta, Cebolinha levantou na segunda trave para Fabrício Bruno ajeitar de cabeça e Gabigol acertar uma meia-bicicleta na pequena área diante de vários jogadores. O artilheiro rubro-negro não colocou a intensidade necessária e a bola saiu pela direita.

Buscando o empate, os comandados de Vítor Pereira quase buscaram o empate aos 14′. Cebolinha cobrou falta na área e a bola desviou dentro da grande área, resvalando na trave antes de deixar o campo.

Com o placar aberto rapidamente no segundo tempo, o Vasco adotou postura defensiva definitivamente com 5-4-1 e 5-3-2 sem a bola, recuado no campo defensivo. Do outro lado, o Flamengo controlou ainda mais a posse, com Gabigol movimentando-se mais pela segunda linha buscando acionar outras referências ofensivas.

Entretanto, a equipe rubro-negra voltou a apresentar problema na transição defensiva. Aos 23′, após a parada técnica, Pedro Raúl escapou da falta de Vidal com lençol e deixou para Marlon Gomes dentro da área. Ayrton Lucas derrubou o vascaíno dentro da área e cometeu o pênalti. Na cobrança, Pedro Raúl telegrafou a direção do chute e Santos fez a defesa no lado direito.

Mais confiante após evitar o gol de pênalti, o Flamengo partiu no embalo da torcida e quase buscou o empate em lance de perigo. Matheuzinho recebeu na entrada da área e bateu colocado. A bola passou raspando o travessão.

Para a reta final, os técnicos aplicaram as mudanças decisivas em suas equipes. Barbieri acionou Figueiredo, Nenê e Barros, enquanto Vítor Pereira apostou em Matheus França e Pablo nos lugares de Vidal e David Luiz, que foi vaiado pela torcida rubro-negra.

Em momento de forte pressão, o Flamengo parou em uma defesa sensacional do goleiro Léo Jardim após Cebolinha bater chapado aproveitando bola rebatida por Puma na segunda trave. Logo na sequência, Gabigol recebeu bola levantada e ficou no 1v1 contra o goleiro, que bloqueou o chute e salvou o Vasco novamente.

A reta final do clássico foi intenso com chances para os dois lados. Aos 37′, o Vasco partiu para o contra-ataque na dividida vencida por Figueiredo servindo Nenê dentro da área. No chute cruzado, o goleiro Santos deu rebote mas evitou o gol nas duas situações. Na marca dos 41′, Gabigol achou espaço fora da área e bateu no canto, parando em mais uma grande defesa de Léo Jardim.

Nos acréscimos, o rubro-negro tentou acelerar as jogadas e chegou perto do gol com Matheuzinho cruzando para trás achando Arrascaeta no voleio, mas a bola não entrou e o cruzmaltino segurou a vitória no Maracanã.

 

FICHA TÉCNICA
FLAMENGO 0-1 VASCO

Artigo anterior5 signos que se dariam muito bem no “Ministério do Namoro” de Lula
Próximo artigoConheça o elenco de Outer Banks, série da Netflix