Cabelo grisalho: confira dicas valiosas para manter os fios poderosos

0
100

A pandemia de Covid-19 foi um grande impulso para que muitos pudessem assumir seus cabelos naturais, sejam eles cacheados, sejam eles sem tintura. O movimento de “libertação da tinta” foi aderido, especialmente, devido à falta de acesso aos salões de beleza, que tiveram suas portas fechadas em razão dos altos níveis de contágio da doença.

Dar espaço aos fios grisalhos se tornou uma expressão de liberdade e autoridade sobre si. E as indústrias, especialmente de moda e beleza, têm se posicionado contra o preconceito etário, enaltecendo a pluralidade.

Madeixas brancas podem surgir por fatores biológicos, como falta de nutrientes, vitaminas, alterações no gene responsável pela produção de melanina ou, até mesmo, por questões como estresse e exposição excessiva ao sol. Para a tricologista Ana Carina Junqueira, sabendo que essas alterações se intensificam, sobretudo após a menopausa, é importante se munir de informações para manter os cabelos maduros saudáveis, macios e brilhosos.

“Cabelos sem química, por exemplo, tendem a ser mais fortes e espessos, além de crescerem com mais facilidade. Porém, para manter os cuidados em dia e evitar que os fios brancos fiquem amarelados e ressecados, opte por produtos sem sulfatos e parabenos”, aconselha.

Tricologista Ana Carina Junqueira
Tricologista Ana Carina Junqueira

Mechas grisalhas precisam de cuidados especiais, porque, com os anos, a fibra capilar perde o fator responsável pela pigmentação dos fios, a melanina, e, consequentemente, ficam brancas e mais sensíveis. A seguir, a especialista compartilha três dicas indispensáveis que irão ajudar a manter as madeixas saudáveis e hidratadas:

1. Hidratação não é só beber água

De acordo com a profissional, com a alta porosidade do cabelo grisalho, fica mais difícil absorver água e nutrientes essenciais. “A tendência é que o fio fique mais opaco e ressecado, por isso, é importante fazer hidratações regularmente e escolher produtos que levem agentes hidratantes nas composição, como a manteiga de karité e o óleo de coco”, afirma ela.

cabelo grisalho
A alta porosidade do cabelo grisalho dificulta a absorção de água e nutrientes

2. Shampoo matizador é o seu melhor aliado

A tricologista recomenda o uso de produtos específicos para cabelos maduros. “O pigmento roxo é o mais indicado para neutralizar os tons amarelados. Os produtos devem ter propriedades antioxidantes, já que são elas que agem preventivamente contra o amarelamento, além de agentes hidratantes e nutritivos, que proporcionam maciez e vitalidade aos fios”, diz.

cabelo grisalho
Shampoo matizador é ótimo para madeixas grisalhas

3. Fontes de calor em grande quantidade não fazem bem à saúde dos fios

O sol é uma excelente fonte de vitamina D, que ajuda no crescimento dos fios e na manutenção da saúde capilar. Mas é importante tomar cuidado com o excesso. “O frequente uso de fontes de calor, como secador, prancha e modelador de cachos, também pode prejudicar as madeixas. É fundamental escolher um bom protetor térmico para incluir na rotina. Para completar, utilize água em temperatura amena durante as lavagens”, lembra a médica.

cabelo grisalho
Pessoas com cabelos grisalhos devem evitar fontes de calor com muita frequência

Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.

The post Cabelo grisalho: confira dicas valiosas para manter os fios poderosos first appeared on Metrópoles.

Artigo anteriorDeputados querem que Haddad dê aval para reforma tributária semanalmente
Próximo artigoProjeto esportivo Manobra de Vida leva aulas gratuitas para o Cruzeiro