O documento também alega que a petição do PV tem intenção de alterar a Constituição. (Ft: Agência Brasília)
GDF alega que não há evidências de omissão do governador
A governadora em exercício do Distrito Federal, Celina Leão (PP), enviou ao Supremo Tribunal Federal (STF) o pedido de suspensão do processo de impeachment de Ibaneis Rocha (MDB), governador afastado após os atos ocorridos em 8 de janeiro.
O Governo do Distrito Federal (GDF) afirmou que a petição apresentada pelo Partido Verde (PV) de Arguição de Descumprimento de Preceito, após as invasões às sedes dos Três Poderes, não apresenta evidências de que houve omissão por parte do governador.
“Simplesmente mencionar, de forma absolutamente genérica, a suposta existência de omissão por parte do Governo do Distrito Federal, não é fundamento suficiente, em si, para nenhum dos pedidos deduzidos”, diz trecho.
“Como visto, a manutenção do comércio e demais estruturas irregulares que permitiam que o acampamento funcionasse quase como se uma cidade autônoma fosse deu-se por força de circunstâncias alheias à atuação das forças de segurança do Distrito Federal, sendo, por isso, infundados os pedidos iniciais”.
O pedido de suspensão do processo alega ainda que a petição apresentada pelo PV tem a intenção de alterar a Constituição ao sugerir a intervenção federal no DF, por ação de Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental.