História de vidente que criou o Vale do Amanhecer vira filme americano

0
381

O curta-metragem Mother of the Dawn estreou em março, durante o renomado festival South By Southwest, e conta a história da clarividente que criou o Vale do Amanhecer no Distrito Federal.

Tia Neiva, protagonista da história, ficou conhecida após começar a ter visões espirituais, ganhar seguidores e criar o Vale do Amanhecer em 1969. O lugar, que atualmente é Planaltina (DF), praticava vários elementos do cristianismo, espiritismo, umbanda e crenças em extraterrestres.

Publicidade do parceiro Metrópoles 1


0

A produção é norte-americana, mas conta com um brasileiro na equipe. Nicholas Col, produtor de campo do documentário, foi o responsável por liderar as pesquisas sobre a caminhoneira sergipana, que morreu em 1985.

“Foi uma grande responsabilidade. Fiquei preocupado em passar as informações da maneira corretas e explicar como funcionam as relações das religiões brasileiras para os produtores para que a história fosse contada da maneira mais correta possível”, conta o brasileiro.

Com direção da norte-americana Janell Shirtcliff e roteiro assinado pela norte-americana Angie Simms, o filme ganhou forma após uma curiosa pesquisa na web.

“A Janelle, diretora, chegou até a Tia Neiva através de uma foto que ela viu no Google, buscando na internet. A partir daquela notícia, ela decidiu descobrir quem era a Tia Neiva e o que ela tinha feito. De cara, teve uma identificação com a história dela por conta dos filhos e por ambas serem mães solteiras, interessando-se por uma produção”, explica Nicholas.

Tia Neiva e a doutrina

Nascida em 1925, Tia Neiva fundou a União Espiritualista Seta Branca (UESB), em Goiás, com 34 anos de idade. Atualmente, a doutrina conta com templos espalhados pelo Brasil e por outros cantos do mundo, inclusive, nos Estados Unidos.

São mais de 800 mil seguidores da doutrina que adota crenças de diversas religiões e civilizações, e tem templos conhecidos por enormes simbolismos. No Templo Mãe, por exemplo, há uma pirâmide suntuosa à beira de um enorme lago cercado por orixás.

Responsável por ser a ligação entre a doutrina e a produção norte-americana, Nicholas Col teve papel importante nas filmagens: “Quando entrei no projeto eu estava fazendo a pesquisa do Vale do Amanhecer, então fiquei responsável por visitar o local, buscar histórias de pessoas que moram ali e conversar com a família da Tia Neiva.”

Estreia no Brasil

Mother of the Dawn estreou nos Estados Unidos no dia 12 de março, durante o festival South by Southwest. Apesar disso, não existe previsão de estreia no Brasil. “O documentário deve ser inscrito para concorrer a prêmios brasileiros, então ainda estamos aguardando por isso”, revela Col.

The post História de vidente que criou o Vale do Amanhecer vira filme americano first appeared on Metrópoles.

Artigo anteriorTravessia: após resultado de DNA, Helô investiga o passado de Brisa
Próximo artigoJoss Stone revela o que mudou em sua vida nos últimos 20 anos