Homem descumpre medida protetiva e é preso no mesmo dia que sai da penitenciária. Ele foi monitorado por tornozeleira perto da vítima
Um homem foi preso por descumprir medida protetiva de urgência, em Ceilândia, no mesmo dia em que saiu da cadeia. Ele estava com tornozeleira eletrônica e foi monitorado pela Secretaria de Segurança Pública em locais próximos à vítima de violência doméstica. A prisão ocorreu no sábado (18/3). No dia anterior, um outro agressor foi detido pelo mesmo motivo.
De acordo com a pasta, ao identificar que ele estava em localização não permitida, os servidores da Diretoria de Monitoramento de Pessoas tentaram ligar para o homem e emitiram alertas. Como ele não respondeu, os policiais militares foram acionados e prenderam o suspeito em flagrante. A diretoria é responsável por acompanhar as vítimas.
“O fato nos mostra a importância do monitoramento de vítima e autor, adotado em casos mais graves, com maior risco de violência”, explica o secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar. Ele estava preso desde dezembro do ano passado, por lesão corporal contra a vítima.
Em 15 minutos
Na sexta-feira (17/3), um homem foi preso em 15 minutos por descumprir a medida protetiva. Ao perceber o suspeito próximo, a vítima acionou o dispositivo Viva Flor pelo celular, que emitiu um sinal de alerta à polícia. O agressor foi detido e encaminhado à 30ª Delegacia de Polícia (São Sebastião). Esta é a sétima prisão realizada com o equipamento para monitorar vítimas.
Segundo a Secretaria de Segurança Pública, a mulher estava dentro de um ônibus quando viu o agressor. Assustada, ela usou o dispositivo para pedir ajuda. Nesse momento, a vítima foi orientada a permanecer dentro do coletivo até que os policiais militares chegassem. A PM foi acionada pela Diretoria de Monitoramento de Pessoas Protegidas.