A moda nacional está a todo vapor e os lançamentos não param. Ao longo de março, marcas de vestuário, calçados e acessórios prepararam variadas ações e coleções, principalmente de outono/inverno 2023. As parcerias fashionistas comerciais também agitaram a indústria fashion neste mês. A Coluna Moda Fora dos Padrões compilou algumas novidades.
Vem ver!
Outono/inverno 2023
Um dos lançamentos de destaque em março é a coleção Melissa 23, que sintetiza as apostas da marca de calçados para o ano todo. As peças foram pensadas com foco no utilitarismo e tons enérgicos. São 23 modelos inéditos, como Melissa Patty, Zoe, Player Sneaker, Welly e Vicky, com destaque para o balletcore.
Outra label que chamou atenção neste mês foi a Corello. Para a coleção de outono/inverno 2023, a etiqueta preparou sapatos e acessórios com referências dos anos 1970, com direito a animal print e elementos geométricos.
Já a Schutz foi guiada pelo conceito “always on the go” (sempre em movimento, em tradução livre). Com ar urbano, a nova coleção da grife foi apresentada em campanha estrelada pela modelo sul-africana Candice Swanepoel.
Ainda no segmento de sapatos, a Santa Lolla preparou a novidade nomeada Speed Flames. Com pitada rock’n’roll e estética ciclista, a marca levanta temas como transformação, movimento, velocidade e realidade digital. Elementos como chamas, correntes e couro estão no compilado.
Em março, nasceu um novo modelo de tênis esportivo: o Fitz Roy, da Vert. Com tiragem limitada a 100 pares no Brasil, o calçado é próprio para a prática de hikking (caminhada em meio à natureza). Foi pensado em homenagem à Patagônia, região localizada entre a Argentina e o Chile.
A liberdade poética e a leitura dão tom ao lançamento de março da Cantão. As palavras narradas, cantadas e impressas são o centro da coleção Escritos & Impressões. Os looks de outono/inverno 2023 foram guiados por técnicas gráficas e obras literárias.
Com inspiração na Commedia Dell’Arte, a grife Cris Barros também preparou um drop de fall/winter 2023, lançado neste mês, com peças para os públicos adulto e infantil. O nome de personagens da obra, como Pierrot, e estampas coloridas estampam os itens. Babados assimétricos em organza, listras e amarrações também estão no repertório.
Nesta temporada, a moda dopamina foi o âmago da marca Niini. Intitulada Dopamine Colors, a coleção de edição limitada traz peças fluidas e leves. Um dos principais destaques é uma estampa exclusiva com nuances de verde, roxo e rosa.
Especializada em tricô, a Doce de Coco entregou a coleção Muito Prazer, inspirada em romances, para o outono/inverno 2023. Principalmente em tons sóbrios, as peças miram na elegância, com conforto e essência artesanal.
No compilado Essentials, a Amissima celebra a “mulher contemporânea das grandes metrópoles”. A versatilidade do jeans divide espaço com itens mais formais, como conjuntos de tweed, vestidos longos e saias plissadas.
A Ashua Curve & Plus Size também preparou um compilado especial para a temporada. Inspirada pela vivacidade das cores da América Latina, mais especificamente o Deserto do Atacama, a coleção O/I Ashua 2023 “propõe um resgate cultural, tendo como arquétipo a mulher viajante”.
Entre os lançamentos de março, também está a Surf Boho, nova linha da Cia.Marítima, marca de beachwear. Baseada no lifestyle do surfe, a ideia é oferecer peças para transitar da praia à cidade, com elementos que remetem à alegria.
No segmento fitness, a Riachuelo criou a linha BodyWork, com itens para atividades físicas e dia a dia. Além disso, por meio da nova marca, a varejista anunciou patrocínio à corrida de rua Girl Power Run, exclusiva para mulheres e idealizada pela Nortemarketing.
A Track&Field, em março, lançou a coleção de outono/inverno 2023, inspirada nas paisagens montanhosas e geladas de Ushuaia, na Argentina. Atletas profissionais, de corrida de montanha e de calistenia, modalidade de treino em que o próprio peso do seu corpo é utilizado para a prática, são os personagens da campanha.
Neste mês, as novas meias da linha Uau Que Fome!, da Lupo, chegaram às lojas. Na categoria, a etiqueta de underwear homenageia sabores brasileiros: coxinha, pastel, pão de queijo, açaí, brigadeiro e guaraná.
Na temática de joias, Hector Albertazzi se destacou com a cápsula Enchant (Encantos), composta por acessórios inspirados na boa sorte, com pingentes de chaves, cadeados e trevos. O drop faz parte da coleção de outono/inverno 2023 nomeada Allure.
Collabs de março
As parcerias criativas também movimentaram o mês. Inédita, a collab da marca de calçados Havaianas com a Fini, do ramo alimentício, tem pegada divertida, doce e irresistível. Além dos chinelos, com numeração do 23/24 ao 43/44 e cheirinho de bala, a cápsula engloba toalha e pins de clássicos da Fini, como minhoquinha e dentadura.
Outro highlight foi a junção da Malwee com À La Garçonne, em uma coleção upcycling, a partir do reaproveitamento de materiais de estoque. O resultado são 28 modelos em jeans, algodão, malhas esportivas e moletons assinados pelo estilista Alexandre Herchcovitch em parceria com o time criativo da Malwee.
Também lançada em março, a colaboração da Bolovo com a Fila Brasil deu o que falar. A marca de streetwear se rendeu à herança italiana da Fila para exaltar modelos clássicos de sucesso da marca esportiva, com direito a uma releitura de logo que aparece em camisetas, casacos, calças, bermudas, chapéu e boné.
Fortes, juntas, livres: esse é o chamado da collab Artsy, da Redley com a ilustradora Camila Rosa. A artista criou artes descontraídas, que acrescentam charme em peças casuais de tênis, camisetas e bucket hats.
Anteriormente, ao longo de março, a coluna destacou outros lançamentos fashionistas, como a coleção própria de roupas esportivas casuais da Farfetch. O mês também foi agitado pela coleção de moda inclusiva com afeto criada pela influenciadora digital La Robertita com a varejista C&A. Já a marca Approve celebrou o aniversário de 10 anos em colaboração com a NBA.
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