Clínica Ravenna lista 5 pilares para quem quer emagrecer com saúde

0
178

Referência em emagrecimento saudável, o Método Ravenna ganhou reconhecimento em todo o país por proporcionar uma melhora de vida aos milhares de pacientes já atendidos. Na última segunda-feira (27/3), a unidade brasiliense, fixada no Complexo Brasil 21, reabriu as portas para receber quem almeja perder peso com saúde, sem recorrer a técnicas absurdas, tendo à disposição acompanhamento especializado durante o processo.

No evento de reinauguração, a Coluna Claudia Meireles conversou com Moema Soares, diretora executiva do Centro Terapêutico Máximo Ravenna. Ela é formada em engenharia química, de alimentos, nutrição e saúde pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). No currículo, traz o mestrado em engenharia de segurança pela Universidade Católica de Salvador (UCSAL).

Emagrecendo com saúde

De acordo com a diretora executiva, emagrecer de forma saudável envolve uma mudança de estilo de vida. Ela recomenda “sair do sofá” e “ter uma vida prazerosa além do prato”. “Isso significa fazer escolhas alimentares saudáveis e adotar hábitos equilibrados. Tudo feito com acompanhamento de profissionais qualificados e especializados no tratamento do sobrepeso e da obesidade”, elucida.

Moema Soares é diretora executiva do Centro Terapêutico Máximo Ravenna

Procurar o Método Ravenna para emagrecer com saúde requer seguir cinco pilares fundamentais, conforme lista Moema:

  1. Cortar alimentos ultraprocessados e de alto índice glicêmico do cardápio. No processo, os pacientes devem retirar do plano alimentar comidas que são gatilho, isto é, opções capazes de provocar compulsão alimentar;
  2. Reduzir a medida do prato é essencial para diminuir o tamanho da roupa e do corpo;
  3. Manter distância de comidas capazes de desencadear compulsão. A engenheira de alimentos instrui os pacientes a se manterem “longe de situações, eventos e pessoas que geram estresse”;
  4. Ter o apoio de terapias (em grupo ou individuais) e da equipe de profissionais da clínica. O paciente desfruta de um acompanhamento interdisciplinar personalizado, alega Moema: “Todo esse suporte e orientação, o paciente Ravenna encontra na nossa clínica. Em um espaço integrado e harmonioso, ele terá tudo o que precisa, sem a necessidade de ficar se deslocando de um lado para o outro”;
  5. Criar uma conexão com a clínica, o espaço físico e os profissionais para que o paciente sinta o método como um “porto seguro”. “Engordamos sozinhos e emagrecemos em grupo. Vínculos com pessoas que têm os mesmos interesses e valores, também novas amizades e formação de grupos, são um dos referenciais do tratamento”, sustenta Moema.
Cinco pilares para emagrecer com saúde

Mau hábito

Para a diretora executiva da Clínica Ravenna, dispor de uma rotina corrida é o principal hábito nocivo que impede os indivíduos — independente se querem ou não emagrecer — de terem uma vida saudável. “As pessoas não têm mais rituais alimentares em família, compartilhados. Elas comem o mais prático, não o mais adequado. Hidratam-se pouco, muitas vezes por falta de tempo”, categoriza.

Outro tópico creditado como perigoso por Moema é parar de preparar a própria comida. Na avaliação da profissional, as pessoas acabam não tendo consciência alimentar por ficarem longe da cozinha e, consequentemente, priorizam lanches, fast foods e industrializados, em grande maioria ricos em açúcar e sal na fabricação.

No ponto de vista da engenheira de alimentos, a terceira ameaça é ter “comida na palma da mão”.

Dispor de uma rotina corrida é o principal hábito nocivo que impede os indivíduos

“Porções grandes e bandejas viraram pratos nos restaurantes a quilo e, principalmente desde a pandemia [de coronavírus], os aplicativos de comida e bebida estão 24 horas por dia à disposição ao alcance no celular. Tem todas as opções”, pondera Moema Soares.

A diretora executiva elenca a correria do dia a dia como uma das práticas mais nocivas ao modo saudável de viver: “O sedentarismo, a automação de vida e o cansaço exaustivo gerado pelas rotinas de trabalho é outro fator, com a falta de um hobby que ajuda na higiene mental e no relaxamento”. Ela lista a solidão, a falta de interação social e a ausência de conexões sociais humanas em detrimento da tecnologia como maus hábitos.

Metodologia

Tendo as atividades iniciadas em Buenos Aires em 1993, a clínica oferece, desde então, uma abordagem abrangente para o tratamento de obesidade e sobrepeso. Além do protocolo padrão, os profissionais responsáveis por auxiliar as pessoas no processo de emagrecimento notaram que os pacientes precisam de acompanhamento médico, nutricional, psicológico individual, grupos terapêuticos e plano de atividades físicas.

Máximo Ravenna e Moema Soares
O médico Máximo Ravenna, criador do método, ao lado de Moema Soares

“Baseada em nossa experiência ao longo dos anos, montamos a nossa lista de colaboradores, que também reconheceram a importância de integrar outras especialidades ao método. Ortopedia, osteopatia, tratamentos estéticos, cirurgias plásticas reparadoras e eletroestimulação incluem o nosso programa. Quando o peso é normalizado, a ortopedia, por exemplo, pode ajudar a aliviar dores crônicas”, explica.

Com mais de 17 unidades espalhadas pelo Brasil, Argentina, Espanha, Paraguai e Uruguai, a Clínica Ravenna faz uma avaliação terapêutica a fim de analisar o impacto do peso na vida de cada paciente e definir a linha terapêutica a ser seguida durante o tratamento. Quem deseja emagrecer por meio do método precisa passar por um teste físico como forma de analisar o grau de sedentarismo, as necessidades e contraindicações.

Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.

The post Clínica Ravenna lista 5 pilares para quem quer emagrecer com saúde first appeared on Metrópoles.

Artigo anteriorFábia Oliveira passa a contar os bastidores dos famosos no Metrópoles
Próximo artigoGoverno prepara anúncio de novo marco para parcerias público-privadas em estados