Belo Horizonte (MG) – Entre os dias 10 e 14 de abril, Belo Horizonte recebeu a atenção do mercado fashion brasileiro. A capital mineira foi a sede da vigésima nona edição do Minas Trend, com o tema “A Moda no Horizonte”. Com programação diversificada de desfiles, workshops, palestras e exposições abertas ao público, a semana de moda movimentou também o setor financeiro e recebeu 5 mil pessoas durante os três dias de evento.
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Com imersão completa, o público que esteve presente no Minas Trend pode acompanhar novidades do setor. A programação do evento foi espalhada por pontos históricos da cidade, com o Palácio da Liberdade e o Museu da Moda.
Já o Minascentro sediou o Salão de Negócios, no qual marcas do país inteiro estiveram presentes para expor as produções e fazer novos clientes e negócios. A edição contou com 122 expositores, entre estreantes e veteranos. Os andares do prédios foram tomados por estantes de joias e bijuterias, lingeries, moda praia e sleepwear, além de vestuário e acessórios.
O Minas Trend se tornou uma referência como um polo de negócios e visibilidade para marcas brasileiras. Foi a partir dessa vontade de estreitar relações que Raphaela Costa e Julia Calheiros participaram da vigésima nona edição do Minas Trend.
Alagoanas, as jovens compartilharam as experiências em participar do evento com as marcas, See You e Ôsh, respectivamente, como uma vantagem para troca de contatos e vendas. “É a segunda vez que estou no Minas Trend. Acredito que fiz mais contatos nesta edição, pois tenho a intenção de chegar em outras localidades do país. É muito compensador”, compara Raphaela Costa em entrevista à Coluna Moda Fora dos Padrões.
De acordo com informações da organização, o 29º Minas Trend movimentou uma renda de R$ 25 milhões, superando a edição anterior. O investimento no setor foi caracterizado como um importante termômetro para o que será visto durante os próximos meses.
Segundo Patrícia Rajadão, coordenadora do Sindicato da Indústria de Calçados no Estado de Minas Gerais (Sindicalçados) e do Sindicato Intermunicipal das Indústrias de Bolsas e Cintos de Minas Gerais (Sindibolsas), os expositores venderam, em média, 70% das coleções no Minas Trend.
“O evento é importante, principalmente, porque as marcas lançam seus produtos aqui, vão acertando a coleção e quando saem para o varejo já sabem o que vai pegar, o que não deu certo, o que vendeu mais”, explicou em comunicado à imprensa.
Palácio da Liberdade
Uma noite para ficar na memória: esse foi o consenso do público que esteve presente no desfile que abriu os trabalhos do Minas Trend, na última segunda-feira (10/4). O espetáculo ocorreu nos jardins do Palácio da Liberdade, ponto histórico de Belo Horizonte. Cerca de 50 designers, entre jovens expoentes e veteranos, entregaram peças a partir da temática “Barroco Tecnológico”.
A intenção da instituição era valorizar o trabalho desses profissionais responsáveis por marcas criativas do mercado mineiro. Cada entrada de uma nova modelo surpreendia, com as cores como um elemento unificador. Destaque para as nuances do vermelho, prata, rosa e laranja, além de peças metalizada, plumas e brilho.
SClub e TD
A 29ª edição do Minas Trend teve como marco apresentar a proposta de compras rápidas. Por isso, fizeram parte do calendário marcas condizentes com essa maneira de se produzir: a SClub e a TD (da Tuki Duek). As duas fazem parte do grupo Skazi e têm como característica desenvolver coleções de pronta-entrega.
As etiquetas se apresentam em um desfile conjunto, na terça-feira (11/4). O teatro do Minascentro recebeu convidados que conferiram em primeira mão as novidades para a temporada outono/inverno 2023.
O conceito clássico da primeira noite abriu espaço para as tendências estão por vir. Cores quentes, como vermelho e laranja, estão no repertório, assim como alfaiataria sóbria e plataformas altas.
Conceito no Museu da Moda
O Museu da Moda, em Belo Horizonte, foi o cenário escolhido para o último desfile desta edição do Minas Trend. Modelos circularam pelo espaço sem uma passarela fixa. Sem cadeiras ou filas, o público precisou encontrar um espaço dentro do clássico prédio para conferir o que foi desenvolvido pelos criadores. A proposta se consistia com a modelos desfilando pelos espaços do museu.
O estilo barroco voltou a reinar com peças exuberantes e clássicas. O dourado foi um elemento que esteve presente em diversas peças do show. Para acompanhar a proposta bucólica, uma orquestra ao vivo foi a responsável pela trilha sonora da apresentação. Repleto de jovens, o museu foi efervescido pelo talento da moda mineira.
A 29ª edição do Minas Trend confirma que o evento mantém relevância e credibilidade no cenário fashion. Ao fugir do eixo convencional, ou seja, São Paulo e Rio de Janeiro, a programação evidenciou que há muito para se descobrir na moda nacional.
O Minas Trend também ofereceu cronograma de palestras. Além do Minascentro, as atividades foram realizadas em locais, a exemplo do Museu da Moda, o Sesi Museu de Artes e Ofícios, o P7 Criativo, além do Centro Universitário Una.
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