Um Ano Inesquecível exalta protagonismo negro: “É muito forte poder se ver”

0
131

As estações do ano terão um significado um pouco diferente a partir da próxima sexta-feira (2/6). Na data, o primeiro filme da sequência Um Ano Inesquecível, Verão, chega ao Prime Video com a história de Inha, uma jovem que sonha em ser estilista. Mas não para por aí! A cada sexta, um novo título estreia no serviço: Outono (9/6), Inverno (16/6) e Primavera (23/6).

Os longas são inspirados no livro homônimo assinado por Babi Dewet, Bruna Vieira, Paula Pimenta e Thalita Rebouças e contam as desventuras de quatro jovens mulheres, que se conectam pela leveza, histórias de amor e busca pelos sonhos. Embora trabalhe com adversidades, os longas tentam colocar as pessoas em um lugar de esperança.

Publicidade do parceiro Metrópoles 1

Publicidade do parceiro Metrópoles 2

Publicidade do parceiro Metrópoles 3

Publicidade do parceiro Metrópoles 4


0

“O filme para o público jovem precisa mostrar essa dificuldade, mas a mensagem precisa ser ‘é possível’. [Ele] traz questões dessa juventude atual, de forma que a cabeça vai na nuvem, mas com pé no chão”, analisa Michel Joelsas, que interpreta Ben em Inverno. 

A ideia de entregar esperança é comum para o elenco dos chamados “livros cor-de-rosa”, que permitem que as pessoas se desliguem um pouco da realidade. A atriz Letícia Spiller, que vive a mãe da protagonista de Inverno, defende a necessidade de produções mais leves. “Fazer um filme leve, mas com questões importantes de serem vistas, é uma honra, uma alegria”, garante. 

Protagonismo negro

Outono e Primavera apostam em histórias ligadas à música e ao desenho, respectivamente, mas entregam algo a mais em comum: representatividade para pessoas negras. Em ambas produções, os protagonistas são negros e revelam diferentes situações pelas quais eles passam apenas pela cor da pele. Mas também mostram que é possível ir muito além do que se pode esperar. 

Assim como muitas crianças negras se identificaram com a Pequena Sereia de Halle Bailey, Lucas Leto, que vive João Paulo em Outono, se encontrou em um personagem negro nas telas. Para o ator, protagonistas negros são exemplos de representação. 

“A força da imagem é muito transformadora. Lembro pequeno de ver uma novela que a Taís Araújo fazia e o filho dela era o Sérgio Malheiros. E assistindo aquela novela (Da Cor do Pecado), pensei ‘nossa, eu posso fazer isso também’. É muito forte você se ver, porque passa a enxergar uma possibilidade ali”, garante o profissional. 

Quem também acredita no impacto que a presença de pessoas negras nas telas pode provocar é Ronald Sotto, o protagonista Davi, par romântico de Jasmine em Primavera. “Acredito que meus sobrinhos, meus primos, que verem isso, vão acreditar mais que duas pessoas pretas podem se amar. A gente quebra muito o tabu de ver preto exercendo sempre o mesmo personagem, sempre exercendo violência. Vai ser referência pra muita gente”, avalia o ator. 

Primavera também leva uma família negra que se relaciona de forma positiva, incluindo a relação entre pai e filha

Ele compartilha ainda que quando leu o livro para se preparar para o teste, imaginou Davi como um homem branco. “A gente está muito acostumado com isso. Você idealiza que vai ser um cara branco para se relacionar com a menina preta porque cai sempre nesse lugar. O mocinho, o cara inteligente, é um cara branco. Davi ser um monitor de matemática [preto] quebra todos os estereótipos que a sociedade está acostumada a ver.” 

Outra personagem imaginada como branca é Anna Júlia, vivida por Gabz em Outono. No livro, ela é bem diferente do filme, um pedido da escritora Babi Dewet que revelou diferentes camadas da vivência de uma jovem negra. “A gente vê no processo o quanto ela ser uma menina negra não muda só o penteado ou a cor dela, mas toda essa bagagem, porque a racialidade não precisa só ser retratada quando a gente fala de racismo, ela faz parte da nossa identidade de diversas formas”, relata.

Ela ressalta ainda que a história mostra a possibilidade de uma negra se colocar inteira nas situações, assim como ela viu com o tempo. “Eu também sinto isso enquanto atriz. Eu posso estar inteira para realizar meus projetos.” 

Intérprete de Jasmine, a atriz Livia Silva ressalta que ver dois atores pretos como protagonistas é algo muito potente. “Mostra que a gente está aqui, quer fazer arte, ama o que faz e quer mostrar nosso talento. A gente consegue fazer coisas lindas e que mostram mensagens importantes”, pontua.

Leia as sinopses de Um Ano Inesquecível abaixo:

Verão, dirigido por Cris D’Amato

Inha (Livia Inhudes) é uma jovem do interior que sonha em estudar moda em Paris, mas para isso, precisa de um currículo que impressione os avaliadores. Ela tem apenas até o final do verão para comprovar alguma experiência prática em moda, então aproveita uma viagem para tentar uma vaga de costureira na escola de samba da Portela, ao lado de ninguém menos que Carrie Catherine (Mariana Rios), estilista internacionalmente conhecida. Ao frequentar os bastidores da escola, a personagem se apaixona por Guima (Micael Borges), um escultor de alegorias, e descobre o universo fascinante do Carnaval. Suas escolhas irão levá-la a revolucionar não apenas a si própria, mas também as vidas de sua família e dos moradores da pequena cidade onde mora. Assista o trailer aqui.

Outono, dirigido por Lázaro Ramos

Anna Júlia (Gabz) e João Paulo (Lucas Leto) são o típico casal improvável. Ela odeia música e tudo que mais quer é um estágio e estabilidade para ajudar o pai em casa. Ele é um jovem músico de rua que sonha em viver da sua arte. Mesmo assim, a paixão entre os dois acontece, e em um dos lugares mais simbólicos de São Paulo: a Avenida Paulista. A movimentada capital é o cenário ideal para a desafiadora jornada que ambos terão que enfrentar para ficar juntos. Assista o trailer aqui.

Um Ano Inesquecível - Outono é novo filme de Lázaro Ramos no Prime Video
Um Ano Inesquecível – Outono é novo filme de Lázaro Ramos no Prime Video

Inverno, dirigido por Caroline Fioratti

Mabel (Maitê Padilha) é uma garota que quer passar seus últimos momentos antes da formatura viajando com seus amigos de infância, mas o inverno chega mais cedo para atrapalhar seus planos. Mabel fica furiosa quando é forçada a viajar para uma estação de esqui no Chile com seus pais (Letícia Spiller e Marcelo Laham), mas é nessa paisagem monocromática que ela enfrenta seus sentimentos mais profundos, encontra um novo amor e descobre sua verdadeira identidade. Assista o trailer aqui.

Primavera, dirigido por Bruno Garotti e Jamile Marinho

Jasmine é uma menina doce e autêntica que está prestes a concluir o Ensino Médio, se não fosse por um detalhe: a matemática. Jasmine é obrigada a estudar com um temível professor. Quando descobre que as aulas extras na verdade serão com Davi, um pragmático estudante de exatas, ela passa a enxergar que números não são tão ruins e, para sua surpresa, vai aprender não apenas matemática. Em aulas nada convencionais, Jasmine e Davi vão compartilhar suas diferentes visões e viver o desabrochar de um amor enquanto encontram seu lugar no mundo. Assista o trailer aqui.

The post Um Ano Inesquecível exalta protagonismo negro: “É muito forte poder se ver” first appeared on Metrópoles.

Artigo anteriorDiablo IV terá uma grande surpresa para quem chegar ao nível 100
Próximo artigoConfira as festas juninas de Brasília em 2023