Velório de professor Luiz Motta, da UnB, será neste domingo (11/6)

0
98

O velório do professor Luiz Gonzaga Figueiredo Motta, da Universidade de Brasília (UnB) será realizado neste domingo (11/6), das 10h às 12h, no Cemitério Jardim Metropolitano, em Valparaíso (GO).  O educador morreu aos 80 anos na sexta-feira (9/6), após um mal súbito. Ele deixa três filhos e dois netos.

O educador, que atuou na Faculdade de Comunicação (FAC) da instituição de ensino superior, ficou conhecido, principalmente, por ajudar no desenvolvimento do curso de jornalismo da universidade. Também trabalhou como secretário de Comunicação da UnB; fundador e editor da revista de divulgação científica e cultural Darcy, da universidade, publicada até hoje; e assumia a função de coordenador do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Comunicação da UnB.

Na UnB, ministrou as disciplinas de leitura crítica dos meios; metodologia da pesquisa em comunicação; estudos de mídia; e processo interpretativo da comunicação

Luiz Gonzaga criou, ainda, o jornal-laboratório Campus. À época em que sugeriu o desenvolvimento da publicação, o projeto recebeu bastantes elogios e foi considerado uma iniciativa inovadora para a UnB.

Publicidade do parceiro Metrópoles 1

Publicidade do parceiro Metrópoles 2

Publicidade do parceiro Metrópoles 3


0

 

Gerações de jornalistas

Em nota, a reitora da UnB, Márcia Abrahão, lamentou a morte de Luiz Gonzaga. “Conheci o professor Luiz Gonzaga Motta, em 2008, quando era decana de Ensino de Graduação, e ele, o secretário de Comunicação da UnB. Ele era, também, importante conselheiro do reitor Roberto Aguiar e, depois, do professor José Geraldo. Tornou-se meu amigo e conselheiro também”, ressaltou.

Perfil

Formado em jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em 1968, Luiz Gonzaga era PhD em comunicação pela University of Wisconsin, nos Estdos Unidos. Na UnB, ministrou as disciplinas de leitura crítica dos meios; metodologia da pesquisa em comunicação; estudos de mídia; e processo interpretativo da comunicação.

Na pesquisa, o professor se dedicava à linha de jornalismo e sociedade, nas áreas de produção de sentidos; teorias da notícia; antropologia da notícia; narrativa jornalística; pragmática jornalística; e análise da narrativa.

The post Velório de professor Luiz Motta, da UnB, será neste domingo (11/6) first appeared on Metrópoles.

Artigo anteriorEstelionato: homem é preso ao tentar aplicar golpe do Pix no DF
Próximo artigo“Novo Lázaro”: homem tenta matar 6 pessoas e se esconde no mato. Vídeo