Uber fecha acordo sobre medidas de emergência para passageiros

0
291

A Uber e a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) assinaram, nesta terça-feira (13), um Termo de Cooperação Técnica. Com o acordo, as informações em casos de emergência serão repassadas ao Centro Integrado de Operação de Segurança (Ciops) em tempo real.

Esta é a primeira iniciativa do tipo na região Norte. O botão “Ligar para a Polícia” do aplicativo será integrado ao Ciops. O órgão reúne todas as instituições que atendem a emergências, por meio do 190.

Segundo o general Carlos Alberto Mansur, secretário de segurança pública do estado, o atendente da emergência vai receber todos os dados da viagem. Com a geolocalização, quem originar a chamada não precisa verbalizar essa informação.

A parceria era planejada desde 2022. Para a Uber, o compartilhamento desses dados com as autoridades em situação de emergência preserva segundos preciosos durante a ocorrência. Assim, é um modo da tecnologia da empresa ajudar as forças de segurança.

A parceria entre a Uber e a SSP-AM vai agilizar o atendimento às emergências envolvendo veículos parceiros.

O Ciops saberá, ainda, placa, marca, modelo e cor do veículo, nomes do motorista e usuário, e telefones. O órgão recebe as informações pela tecnologia RapidSOS, que liga dados críticos ao serviço de emergência local. A ferramenta já é usada no Rio de Janeiro e no Maranhão.

A Uber pretende expandir a integração para todo o Brasil, firmando os acordos com as autoridades de cada estado. O serviço já funciona em mais de 1,2 mil cidades pelos Estados Unidos e em vários estados e províncias do México, África do Sul e Canadá.

Artigo anteriorYouTube melhora requisitos para criadores ganharem dinheiro
Próximo artigoGoogle Shopping ganha provador virtual baseado em IA generativa