Blinken diz que EUA não apoia a independência de Taiwan

0
229

Na tentativa de amenizar as recentes tensões com a China, os EUA afirmaram que não apoiam a independência de Taiwan, ilha governada de forma autônoma desde 1949 e que é considerada pelos chineses como parte de seu território.

“Não apoiamos a independência de Taiwan”, afirmou o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, durante visita à China nesta segunda-feira (19/6). “Continuamos nos opondo a qualquer mudança unilateral no status quo por qualquer um dos lados”, destacou.

Na tentativa de botar panos quentes nas tensões com a China, Blinken acabou contradizendo um recente posicionamento de Joe Biden, presidente dos EUA. Em setembro de 2022, Biden afirmou que o país defenderia Taiwan contra um possível ataque chinês.

Há alguns meses, as duas potências mundiais trocam farpas e ameaças envolvendo a questão de Taiwan. Recentemente, a China prometeu “medidas fortes e resolutas” contra a aproximação entre EUA e o governo da ilha, em retaliação a uma visita da presidente taiwanesa, Tsai Ing-wen, a Califórnia.

Apesar de ser governada de forma independente desde 1949, apenas 13 países reconhecem Taiwan como país. A China, que considera a área como parte de seu território, ameaça tomar o controle da região há décadas.

Artigo anteriorSubmarino que leva turistas para ver destroços do Titanic desaparece
Próximo artigoColuna Recordar e Viver RESPINGOS DE JANEIRO.