Catadores de materiais recicláveis recebem abafadores e instruções para combate preventivo a incêndios

0
186

Além de um aceiro realizado ao redor do Complexo Integrado de Reciclagem do DF, catadores receberam abafadores e instruções para o combate seguro e preventivo de incêndios

Na tarde desta quinta-feira (3/8), mediante solicitação da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Proteção Animal do DF, Bombeiros Militares (CBMDF) entregaram abafadores e ministraram instruções sobre combate preventivo a incêndios a catadores, no Complexo Integrado de Reciclagem do Distrito Federal (CIR/DF). A Ação integra o Plano de Prevenção de Combate a Incêndios Florestais (PPCIF), um sistema de parcerias institucionais que visa à proteção do cerrado.

De acordo com a servidora da SEMA/DF, Carolina Schubart, coordenadora do PPCIF, realizou-se anteriormente um aceiro, ao redor do complexo, com maquinário da Novacap, para a prevenção de incêndios. “A ideia não foi apenas de entregar as ferramentas para combate inicial do fogo, mas também de instruir os catadores sobre prevenção de queimadas e a respeito dos procedimentos de segurança em casos de incêndios”, explicou Schubart.

Para o tenente do Corpo de Bombeiros do DF, Dayan Alves Pereira,a entrega dos equipamentos possibilita que os trabalhadores possam realizar o primeiro combate ao fogo, até a chegada do socorro especializado dos militares. “É uma parceria muito importante que pode minimizar de forma substancial incêndios em grande escala”, comentou o Dayan. A integração e cooperação mútua são princípios importantes que direcionam o plano de prevenção.

Segundo a presidente da Central das Cooperativas de Trabalho de Materiais Recicláveis (Centcoop), Aline Sousa da Silva, trata-se de uma iniciativa muito importante, tendo em vista a localização do espaço. “Nós atuamos numa área altamente inflamável. Um local de cerrado, onde no período de seca transforma-se numa área de risco. Portanto, a entrega dos abafadores e as instruções conferem mais segurança aos trabalhadores, ao cerrado e aos materiais recicláveis”, disse Aline.

O objetivo do PPCIF é reduzir a ocorrência e a reincidência de incêndios florestais no Distrito Federal em número e extensão. Por isso, prevê uma estruturação de combate e prevenção ao fogo no cerrado como uma ação permanente do governo. Entre as medidas previstas, estão a gestão de resíduos para a redução da queima e da causa de incêndios acidentais. Essa gestão inclui o mapeamento e a prevenção ao depósito de resíduos, assim como o estabelecimento de rotinas de retirada dos locais potenciais de incêndio.

Artigo anteriorGDF participa do Fórum de Desenvolvimento Sustentável das Cidades 2023 no Pará
Próximo artigoEntidades do setor produtivo do DF realizam cerimônia de posse conjunta