Como a tecnologia pode ajudar a melhorar seu Serasa Score?

0
225

 

Contas em dia e crédito na praça. Pensar neste cenário traz uma paz interior, correto? Mas sabemos que, no dia a dia, nem tudo são flores e este pode ser um desafio. Além disso, ninguém quer baixar o seu score na Serasa.

Talvez você já conheça a famosa pontuação ou só ouviu falar por cima. Funciona assim: o Serasa Score é uma pontuação que varia de 0 a 1000 e indica as chances de você manter as contas em dia nos próximos seis meses. É um modelo estatístico de análise de risco de crédito baseado em informações como consultas ao seu CPF, histórico de pagamento de crédito, dívidas e por aí vai.

E por que esse número é tão importante? A pontuação de crédito, que vai além do Serasa Score, é a principal forma de medir a saúde financeira dos brasileiros e é avaliado na hora de fazer empréstimos, financiamentos e cartões, por isso é bom entender como ela funciona e, principalmente, como aumentá-la.

Com isso, você tem mais chances de realizar seus sonhos como comprar uma casa, um carro ou mesmo ter um cartão de crédito com bom limite para fazer aquela viagem.

homem computador cartão
Um score alto garante mais chances de acesso a crédito no mercado. (Fonte: Getty Images)

A Serasa pensou nisso e quer te ajudar a ampliar o seu potencial de crédito com muita segurança e responsabilidade. Por isso, vem aí o Serasa Score versão 3.0 com uma funcionalidade nova: a conexão bancária. Nela, a tecnologia pode ser sua aliada para ajudar a melhorar a sua pontuação. Vamos conhecer direitinho a nova função?

Muito mais vantagem para você

A funcionalidade é muito simples: você pode conectar as suas contas bancárias e compartilhar dados cadastrais, de contato e transações. Assim, essas informações bancárias são somadas a outros dados da Serasa para aprimorar as variáveis que resultam na pontuação final. Conhecendo melhor seu comportamento financeiro, o cálculo da pontuação é feito de forma mais assertiva, atualizada e próxima da sua realidade.

Você também tem mais independência para construir uma boa pontuação de crédito. Já aconteceu de olhar o seu score e se perguntar o que fez ele aumentar ou cair? Com a conexão bancária você ganha mais autonomia para entender as oscilações e agir de acordo com isso, impactando positivamente no seu Serasa Score.

segurança banco celular
Os bons hábitos do seu comportamento financeiro podem levar ao aumento da sua pontuação. (Fonte: Getty Images)

E lembre-se: é natural a sua pontuação oscilar ao longo do tempo, mas isso não está necessariamente ligado à conexão bancária e sim às suas mudanças de comportamento financeiro.

Além disso, a Serasa poderá enviar ofertas e oferecer produtos, serviços e funcionalidades mais condizentes à sua necessidade, disponibilizando soluções para qualidade de dados, proteção ao crédito, negociação de dívidas, análise de renda, prevenção a fraudes e muito mais.

A forma como você administra o seu dinheiro e seus bons hábitos financeiros serão levados em conta na análise, o que pode gerar aumento no score.

É seguro?

Pode rolar certa apreensão em fazer a conexão, mas a Serasa afirma que é 100% seguro, especialmente porque não pode fazer qualquer transação financeira e apenas acessa seus dados no modo leitura conforme seu consentimento.

Além disso, a Serasa nunca vai pedir as senhas que você usa para fazer movimentações, como pagamentos e saques, ou números completos de cartões de crédito e débito, código de segurança (CVV) e data de vencimento. Assim, você deve ignorar qualquer comunicação que fizer estes pedidos, pois não pertencem à Serasa.

Vale saber que a Serasa segue a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e a Lei do Sigilo Bancário, o que torna a experiência ainda mais segura. Além disso, os seus dados só poderão ser acessados se você permitir e você pode fazer a desconexão a qualquer momento. Mas fica o alerta: como as informações de aprimoramento de cálculo deixarão de ser fornecidas, o seu score pode cair.

teclado cartão crédito cadeado
Pode confiar: os seus dados estão seguros na conexão bancária da Serasa. (Fonte: Getty Images)

O fornecimento de login e senha do internet banking também é feito de forma segura, com o seu consentimento, e ocorre só depois que você acessa a sua conta na Serasa pelo site oficial. Até o momento, os bancos parceiros para conexão são: Nubank, Santander, Banco do Brasil, Itaú, Sicoob e Bradesco. Logo, logo, novas instituições entrarão na lista. Ah, e você pode adicionar tanto uma conta poupança quanto uma conta salário.

Também é possível fazer a conexão de mais de uma conta, mas opte por aquelas que você mais utiliza. Lembrando que não tem garantia de aumento na sua pontuação ao fazer a conexão, tampouco conectar mais contas significa necessariamente um score de crédito mais alto.

A vantagem oferecida pela Serasa é gratuita, sem cobranças de tarifas, mensalidades ou anuidades. Acesse o site e saiba mais.

Artigo anteriorJovens Progressistas DF realizam doação de 500 peças de inverno no Distrito Federal
Próximo artigoA nova tecnologia que pode facilitar roubo de carros