PCDF cria primeira delegacia de proteção animal do Brasil

0
450

A criação da delegacia especializada pretende aumentar os meios de proteção aos animais

O Distrito Federal ganhou a primeira Delegacia de Proteção Animal do Brasil. A nova unidade será instalada no complexo do Departamento de Polícia Especializada (DPE) e terá uma equipe completa de delegados, agentes e escrivães. A nova unidade será chefiada pelo delegado Bruno Rios Ehndo. A alteração na estrutura da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) foi publicada no Diário Oficial do DF (DODF) desta terça-feira (22/8).

A criação da delegacia especializada pretende aumentar os meios de proteção aos animais, além de possibilitar que as investigações dos crimes sejam feitas com ainda mais qualidade.

O espaço físico da nova unidade será vinculado à Delegacia do Meio Ambiente (Dema), unidade especializada da PCDF na apuração de crimes contra o meio ambiente e os animais.

Dessa forma, o delegado João Maciel Claro vira coordenador da Coordenação Especial de Proteção ao Meio Ambiente, à Ordem Urbanística e ao Animal. Douglas Fernandes de Moura se torna delegado-chefe da Delegacia de Combate a Ocupação Irregular do Solo e aos Crimes Contra a Ordem Urbanística e o Meio Ambiente, da Coordenação Especial de Proteção ao Meio Ambiente, à Ordem Urbanística e ao Animal, do departamento.

Nos últimos três anos, a PCDF registrou cerca de mil ocorrências de casos de maus-tratos e crueldade contra cães, gatos, animais silvestres e outros animais. Segundo levantamento estatístico da Segurança Pública do DF, esse número só tem crescido desde o ano de 2019, com um aumento percentual de quase 65%.

Com a proposta, a Dema deverá passar por mudanças. Uma delas envolverá o foco de atuação da unidade, que ficará mais voltada para crimes ambientais, como parcelamento ilegal do solo.

Artigo anteriorAgora com jantar, Restaurante Comunitário de Planaltina funcionará todo dia
Próximo artigoSegurança publica – Polícia Penal forma mais de 1,5 mil aprovados em curso e ganha 57 viaturas