Capacitação – Senai abre 5 mil vagas gratuitas para cursos. Veja como se inscrever

0
264

As inscrições são destinadas a pessoas de baixa renda e podem ser feitas até 11 de dezembro no site cursos.senaidf.org.br

Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai-DF) publicou, nesta segunda-feira (11/9), o último edital do ano do Programa Senai de Gratuidade Regimental, com 5.189 vagas gratuitas em cursos. As inscrições são destinadas a pessoas de baixa renda e podem ser feitas, até 11 de dezembro, no site cursos.senaidf.org.br .

Segundo o edital, serão ofertados 5.099 vagas para cursos em qualificação profissional, nas modalidades presencial e a distância, e outras 90 vagas para cursos técnicos, nas modalidades presencial e semipresencial.

Mas atenção, no caso dos cursos técnicos, é preciso ter no mínimo 16 anos e ter terminado o Ensino Médio ou estar cursando o 2ª ano. As aulas ocorrerão em unidades do Senai-DF no Gama, em Sobradinho, Taguatinga e na unidade de Brasília, localizada no Setor de Indústrias Gráficas.

Inscrições

Apesar de as inscrições serem feitas por meio do site oficial do Senai, as matrículas ocorrem presencialmente, na unidade escolhida pelo interessado. As vagas serão ocupadas por ordem de inscrição e o Senai-DF entrará em contato por e-mail ou por telefone para convocar os candidatos.

O prazo para comparecer a unidade, após a convocação, é de até dois dias úteis, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h30. Menores de 18 anos deverão estar acompanhados de um dos pais ou do responsável legal.

Para a efetivação da matrícula, é preciso apresentar o documento original e entregar cópia do RG, do CPF e dos comprovantes de escolaridade e de residência. Para alunos menores de idade, é necessário também o RG e o CPF do responsável legal.

Caso haja quantidade maior de interessados do que o número de vagas disponível, os excedentes serão ordenados em uma lista de espera. É possível se inscrever para mais de um curso, desde que eles sejam em turnos diferentes.

Qualificação x cursos técnicos

Os cursos de qualificação são de curta e média duração e, neste edital, têm de 160 a 670 horas-aula. O objetivo, segundo a instituição, é “inserir o aluno no mercado de trabalho ou permitir a ele uma recolocação profissional”. Na conclusão do curso, o estudante terá direito ao diploma.

Os cursos técnicos têm de 960 a 1.200 horas-aula e formam profissionais com conhecimentos teóricos, técnicos e operacionais em diversas atividades da área da indústria. Ao concluir, o estudante também recebe um diploma.

Conforme consta no edital, é importante se ater a dois outros pontos importantes: estudantes inscritos na modalidade semipresencial terão 80% da carga horária do curso em ambiente virtual, mas precisa se planejar para comparecer às aulas presenciais, que totalizam 20% do curso. Já nos cursos a distância, a formação é feita totalmente online. Para qualquer uma das modalidades, o aluno deve ter presença mínima de 75% nas aulas.

Em caso de dúvidas, o interessado pode entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) do Senai-DF, pelo telefone (61) 4042-6565, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30.

Artigo anteriorCondomínios – TJDF determina que GDF derrube casas no 26 de Setembro
Próximo artigoCoronel da PMDF que foi preso ao fugir de blitz foi solto em Audiência de custódia