Castra-DF: unidade móvel de castração percorrerá regiões administrativas em prol do controle populacional de cães e gatos

0
860

O mais novo programa de castração gratuita itinerante de pets do DF vai começar por Planaltina. Os primeiros agendamentos serão realizados nos dias 10 e 11 de novembro

Nos dias 10 e 11 de novembro deste ano, a Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal do DF (Sema-DF), através da Subsecretaria de Proteção Animal (SUPAN), realizará os primeiros agendamentos do projeto Castra DF, uma iniciativa do Governo do Distrito Federal para realizar a castração gratuita de cães e gatos, de forma itinerante, nas Regiões Administrativas, bem como oferecer cursos profissionalizantes voltados para a área PET.

Serão dois trailers e uma carreta rodando todo o DF. Um trailer vai atender a população em geral e o outro será destinado para grandes plantéis – ONGs e protetores independentes com mais de dez animais. A primeira região a receber o projeto será Planaltina. Um dos trailers do Castra-DF vai ficar fixo, nos próximos dois meses, no Parque Ecológico Sucupira, em Planaltina.

Para o secretário do Meio Ambiente, Gutemberg Gomes, a castração, além de ser uma valiosa ferramenta de controle populacional de animais, também é uma forma de amor e de cuidado com os Pets. “A castração é o método mais eficiente e ético para lidar com o problema de ninhadas não desejadas, evitando uma série de problemas ambientais. Além disso, a castração cirúrgica traz inúmeros benefícios para a saúde dos animais”, explica Gutemberg.

Serão oferecidas 1 mil vagas para a região, sendo 600 para cães e 400 para gatos. O cadastro para as cirurgias será realizado presencialmente nos dias 10 e 11 de novembro, a partir das 8h, até acabarem as vagas. O cadastro não garante a vaga e o resultado final com a lista dos contemplados, bem como as datas das cirurgias, serão publicadas até o dia 13 de novembro no site da SEMA.

A subsecretária de Proteção Animal, Edilene Cerqueira, comemora o lançamento do mais novo programa de castração itinerante do DF e destaca a importância dos cursos profissionalizantes voltados para quem quer trabalhar com os animais. “Esta iniciativa, além de reforçar o compromisso da Secretaria do Meio Ambiente do DF em defesa dos animais, reflete também todo o cuidado do GDF com os protetores, que se dedicam diariamente a esta nobre causa”, afirma Edilene.

As cirurgias serão realizadas entre os dias 14 novembro e 30 de dezembro, de segunda a sábado, das 8h às 17h. Poderá ser agendado um animal por CPF e o cadastro é exclusivo para moradores do Distrito Federal. O projeto Castra-DF ficará até dezembro em Planaltina e, logo em seguida, seguirá para outra região administrativa a ser divulgada em breve pela SEMA.

Cirurgia

No dia marcado para a cirurgia, o pet irá passar por exames, de sangue e cardiológico, para verificar sua saúde. Não haverá custo para o tutor. Caso o pet esteja apto, ele será submetido ao procedimento. Porém, se for detectado qualquer problema de saúde, a castração será cancelada e o tutor, orientado a procurar o Hospital Veterinário Público ou médico-veterinário de sua preferência.

Castração de grandes plantéis

Outra novidade do Castra-DF é a castração gratuita de animais que estão sob a tutela de ONGs e protetores independentes. O segundo trailer será exclusivo para o atendimento de grandes plantéis, ou seja, grupos de mais de 10 animais. A previsão é que essa unidade móvel comece a rodar o DF a partir do dia 13 de novembro, indo de casa em casa, para castrar os cães e gatos já cadastrados e vistoriados pelo Projeto de Grandes Plantéis da SEMA. Serão 25 castrações por dia, em média. A ONG ou protetor independente que possui mais dez animais e que ainda não tem o cadastro na SEMA poderá fazê-lo pelo site da secretaria.

Carreta profissionalizante

O Castra-DF também vai contar com uma carreta que vai levar para a população cursos profissionalizantes na área pet. Serão oferecidos cursos de banho, tosa, estética de pets, administração e gestão de pet shops, hospedagem de pets, confeitaria para pets, cuidador e passeador de cães. Os cursos serão ministrados presencialmente e transmitidos ao vivo pela plataforma do YouTube. Moradores do DF que tiverem interesse em participar poderão se cadastrar, a partir do dia 13 de novembro, presencialmente, no Parque Sucupira, em Planaltina. A capacitação está prevista para começar no dia 20 de novembro.

SERVIÇO:

Site da Sema: https://www.sema.df.gov.br/

📲 WhatsApp: (61) 98203-9251

📧 E-mail: [email protected]

Cadastro Presencial*
📍 Parque Ecológico Sucupira – Planaltina/DF
🗓 10/11 – sexta-feira, das 8h às 14h (Ou até acabarem as vagas)
150 vagas para CACHORROS/ 150 vagas para CADELAS/ 100 vagas para GATOS/ 100 vagas para GATAS
🗓 11/11- sábado, das 8h às 14h (ou até acabarem as vagas).
150 vagas para CACHORROS/ 150 vagas para CADELAS/ 100 vagas para GATOS/ 100 vagas para GATAS

*Exclusivo para moradores do DF. Apenas um animal por CPF.

Artigo anteriorCarência Emocional como lidar com isso!
Próximo artigoTransporte -Rodoviários do DF suspendem greve e retornam ao trabalho nesta 2ª