Dia mais quente do ano: termômetros no DF registram 37,2°C nesta 2ª

0
418

A capital federal enfrenta onda de calor, que deve continuar até a próxima sexta-feira (17/11), com tempo seco e quente

O brasiliense tem enfrentado dias de calor intenso, mas nesta segunda-feira (13/11), foi registrado um novo recorde. Os termômetros marcaram 37,2° C, e o DF viveu o dia mais quente de 2023. O recorde, até agora, tinha sido de 36,7° C, no dia 24 de setembro. A umidade caiu para 15%, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

A temperatura, segundo os meteorologistas, é a maior da história já registrada no mês de novembro no Distrito Federal, e foi marcada na estação de Águas Emendadas, em Planaltina.

Mesmo com o calorão, o DF ainda não chegou a registrar neste ano a temperatura mais alta da história. A máxima histórica é de outubro de 2020, quando os termômetros atingiram 37,8° C, segundo o Inmet. À época, o Brasil também estava em alerta vermelho devido ao calor e à baixa umidade.

Dias quentes

O Inmet estendeu, nesta segunda feira (13/11), o alerta vermelho para 14 estados e o Distrito Federal, devido ao aumento da intensidade da onda de calor, até sexta-feira (17/11). Anteriormente, o alerta se aplicava a seis estados e ao DF, e se manteria vigente até a próxima quarta-feira (15/11).

Segundo o Inmet, alertas dessa natureza só são emitidos quando se espera um fenômeno meteorológico de “intensidade excepcional, com grande probabilidade de ocorrência de grandes danos e acidentes, com riscos para a integridade física ou mesmo à vida humana”

O Inmet também recomenda que as pessoas bebam bastante água, evitem atividades físicas e exposição ao sol em horários mais quentes do dia, utilizem hidratantes para pele e umidificadores de ar para o ambiente.

Fonte: Metropoles

Artigo anteriorNova creche do Lago Norte terá investimento de R$ 6,4 milhões
Próximo artigoHoje tem Pagodinho 90 na Aruc Com Netinho de Paula e convidados