Trânsito – MP pede que seja reduzida para 60km/h velocidade máxima no Eixão

0
107

A medida, segundo o MP, é para que sejam adotadas medidas de segurança nas passagens subterrâneas, tendo em vista que pessoas preferem atravessar à avenida

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) ingressou na Justiça para que a velocidade máxima do Eixão seja reduzida de 80km/h para 60km/h. A medida, segundo o MP, é para que o governo local adote ações de segurança nas passagens subterrâneas.

Redução

Inaugurado junto com Brasília, em abril de 1960, o Eixão é uma das vias que liga o Plano Piloto de Norte a Sul. À época, especialistas apresentaram propostas para a redução da velocidade para 60 km/h — assim como ocorre no Eixinho.

A ação foi protocolada nessa terça-feira (5/3), na Vara de Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano e Fundiário do Distrito Federal. O promotor pediu a concessão de uma decisão liminar para determinar a mudança do limite de velocidade da via, em até 60 dias, sob pena de multa diária de R$ 50 mil.

A ação também requer que a adoção de rondas diárias por policiais militares ao longo das passagens subterrâneas, além da limpeza frequente delas.

Pedido de providências

O Eixo Rodoviário de Brasília, mais conhecido como Eixão, é uma das principais vias da capital do país. Com 13 quilômetros de extensão, a via que corta todo o Plano Piloto foi inaugurada em 1960. Nos fins de semana e feriados, o trânsito das pistas é interrompido, para transformá-las em uma opção de lazer gratuito para a população.

Artigo anteriorCondenados por agressão domesticas serão eliminados de concursos do DF
Próximo artigoPit-bull sem focinheira ataca e rasga rosto de babá em rua de Águas Claras