Início Cidades Foguete do Elon Musk – Starship Lança foguete mais poderoso do mundo...

Foguete do Elon Musk – Starship Lança foguete mais poderoso do mundo pela terceira vez

0
199

Após duas explosões em testes anteriores, o Starship, maior foguete do mundo, foi lançado novamente. O veículo decolou nesta quinta-feira (14) da Starbase, local de lançamento da SpaceX, próximo à praia de Boca Chica, no sul do Texas, às 10h25 (horário de Brasília).

Inicialmente, o lançamento estava programado para às 9h, mas precisou ser adiado. Primeiro, para que fossem retiradas embarcações da área de retenção no Golfo do México. Depois, em razão dos fortes ventos no local.

Cerca de 2min40s após a decolagem, houve a separação dos estágios. A descrição da missão da SpaceX diz que o estágio superior do foguete cairá cerca de 65 minutos após a decolagem, se tudo correr conforme o planejado.

Todo o processo está sendo transmitido e comentado em tempo real pelo Olhar Digital, com apresentação de Bruno Capozzi, nosso editor-executivo, Lucas Soares, editor de Ciência e Espaço, e do astrônomo Marcelo Zurita, presidente da Associação Paraibana de Astronomia (APA), membro da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e diretor técnico da Rede Brasileira de Observação de Meteoros (Bramon).

De acordo com a SpaceX, entre os objetivos mais ousados do voo estão:

  • A queima de subida bem-sucedida de ambos os estágios, abrindo e fechando a porta de carga útil da Starship;
  • Uma demonstração de transferência de propelente durante a fase costeira do estágio superior;
  • A primeira religação de um motor Raptor no espaço;
  • Uma reentrada controlada.

Além disso, segundo a empresa de Elon Musk, o foguete também voará em uma nova trajetória, destinado a cair no Oceano Índico e não no Pacífico, como era o plano nas duas primeiras tentativas. Esse novo trajeto vai permitir à equipe experimentar novas técnicas, como a queima de motores no espaço, ao mesmo tempo em que garante mais segurança.

Animação mostra novo trajeto definido pela SpaceX para o Starship

Esses objetivos tornam o terceiro voo da Starship mais ambicioso do que os dois voos anteriores do foguete.

Lançamentos anteriores do megafoguete Starship

O primeiro lançamento para um teste de voo suborbital aconteceu em 20 de abril de 2023. Na ocasião, o foguete de 120 metros de altura (o maior já construído pela humanidade), explodiu no céu cerca de quatro minutos após a decolagem.

Isso porque, pouco antes da separação dos dois estágios, a 35 km de altitude, houve uma falha, forçando o procedimento de autodestruição do foguete, que foi caindo e explodiu a 29 km de distância do solo.

Após sete meses de expectativa, em 18 de novembro a SpaceX lançou o veículo pela segunda vez. Oito minutos e 30 segundos depois, o Starship explodiu ao entrar em órbita e perdeu a comunicação com a Terra, mas ainda assim o lançamento entrou para a história da exploração espacial como um teste bem-sucedido.

Starship, da SpaceX: o foguete mais poderoso do mundo

O megafoguete Starship é composto por dois estágios, o propulsor Super Heavy e a espaçonave que dá nome ao complexo veicular. Eles foram projetados pela SpaceX para formar o foguete mais poderoso do mundo, totalmente reutilizável e capaz de transportar até 165 toneladas para a órbita da Terra.

É importante destacar que a NASA escolheu o megafoguete Starship como módulo de pouso lunar da missão Artemis 3, programada para levar astronautas à Lua em 2026. No entanto, antes desse marco, a SpaceX precisa realizar com sucesso um voo suborbital, algo que não foi alcançado nas tentativas anteriores em abril e novembro de 2023.

Artigo anteriorPolícia prende quadrilha que ameaçava vazar vídeos de sexo de modelos
Próximo artigoUma historia de superação – Morre Paul Alexander, o ‘homem no pulmão de ferro’, aos 78 anos