Tecnologia – Painel permite visualização em tempo real das filas de atendimento nas UPAs

0
162

Tecnologia possibilita que pacientes acompanhem o atendimento e o tempo estimado de espera nas 13 unidades do Distrito Federal

Agora, os pacientes do Distrito Federal que precisarem de atendimento médico em uma unidade de pronto atendimento (UPA) podem verificar, antes mesmo de sair de casa, o tempo de espera em cada uma delas. O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF) implementou um painel que oferece informações em tempo real sobre o fluxo de atendimento nas instituições. Com isso, os usuários podem visualizar o estado das filas e o tempo estimado de espera. A novidade do Painel Fila nas UPAs já está disponível e promete facilitar a vida dos cidadãos que buscam atendimento médico nessas unidades.

Com o novo painel, os pacientes podem visualizar o estado das filas e o tempo estimado de espera em cada uma das 13 UPAs do DF | Fotos: Divulgação/ IgesDF

O painel, implantado pela Superintendência de Tecnologia da Informação e Conectividade em Saúde do IgesDF, exibe uma variedade de dados, incluindo a quantidade atual de pacientes na unidade, número de atendimentos realizados nas últimas 24 horas, a distribuição dos pacientes aguardando atendimento médico conforme classificação de risco, além do tempo médio de espera por classificação. São exibidos também os pacientes aguardando abertura de atendimento (GAE) e o tempo médio dessa espera.

“Conseguiremos mapear dados importantes para atuações estratégicas de melhoria do serviço”

Juracy Cavalcante Lacerda Jr., diretor-presidente do IgesDF

Segundo o diretor-presidente do IgesDF, Juracy Cavalcante Lacerda Jr., “esse painel representa um avanço na inovação tecnológica e na transparência. Ao disponibilizar esses dados em tempo real, os pacientes terão a opção de escolher uma unidade com menor tempo de espera, além de, aguardando pela consulta, saber exatamente quantas pessoas estão na sua frente.”

Ainda de acordo com o diretor-presidente do IgesDF, o novo sistema também permitirá a emissão de relatórios em tempo real sobre o número de atendimentos de cada UPA, tempo de espera e perfil epidemiológico. “Dessa forma conseguiremos mapear dados importantes para atuações estratégicas de melhoria do serviço. Além desses avanços, será possível transmitir ainda mais agilidade e transparência aos órgão de controle”, explica Juracy.

“Os painéis são constantemente atualizados, em tempo real, permitindo uma visão abrangente e precisa do estado das filas em todas as unidades”

Deilton Silva, superintendente de Tecnologia da Informação e Conectividade em Saúde

A implementação desses painéis está alinhada à governança clínica, modelo pautado no plano de trabalho do IgesDF que visa melhorias de processos e estratégias na identificação, análise e resolução de problemas para aprimorar a qualidade do atendimento ao paciente.

“O sistema de filas nas UPAs opera de forma inteligente e dinâmica. Os painéis são constantemente atualizados, em tempo real, permitindo uma visão abrangente e precisa do estado das filas em todas as unidades, o que nos possibilita tomar medidas proativas para evitar congestionamentos e garantir um atendimento ágil e de qualidade para todos os pacientes”, explica o superintendente de Tecnologia da Informação e Conectividade em Saúde, Deilton Silva.

Segundo o superintendente, existe uma central de comando onde são monitoradas todas as unidades de pronto atendimento, para que se possa verificar possíveis superlotações, podendo até realocar recursos para mitigar a sobrecarga.

Além da quantidade de pacientes na unidade, o painel fornece o número de atendimentos realizados nas últimas 24 horas, entre outras informações

O Painel Fila das UPAs já está disponível para toda a população em todas as unidades de pronto atendimento ou pelo site do IgesDF. Com essa iniciativa, espera-se não apenas uma melhoria na experiência dos pacientes, mas também uma otimização dos recursos e uma redução na sobrecarga das UPAs. “Em resumo, essa ferramenta irá garantir um atendimento mais ágil e eficaz, além de contribuir para a garantia da saúde e o bem-estar da população”, explica Deilton Silva.

O painel é apenas um dos vários de BI (Business Intelligence) que estão sendo desenvolvidos pela superintendência de tecnologia da informação e conectividade em saúde do Instituto. Além desse, foram criados painéis voltados para o monitoramento da dengue e o perfil epidemiológico, com o objetivo de acompanhar e analisar indicadores. Ambos também estão disponíveis no site do IgesDF.

Reconhecimento

O Painel Fila nas UPAs do IgesDF estará concorrendo ao prêmio Case de Sucesso durante o evento CIO Brasil GOV 2024, que acontecerá em Florianópolis (Santa Catarina), entre os dias 22 e 26 de maio. O evento tem como foco o relacionamento entre gestores de tecnologia da informação (TI) de empresas públicas, visando impulsionar a atualização profissional e ampliar a rede de contatos dos executivos. Neste ano, a edição reunirá os principais profissionais do setor para debater o tema “Além do limite do compreensível”.

*Com informações do IgesDF

Artigo anteriorSucesso Micarê Candanga : Impulsionando a Economia Local com Público e Organização Excepcionais
Próximo artigoMadonna doa R$ 10 milhões para as vítimas das enchentes no RS