Após mais de cinco décadas de sucesso, a banda Aerosmith está se aposentando dos palcos. Na sexta-feira, a conta oficial da banda no X anunciou que o vocalista Steven Tyler não conseguiu recuperar totalmente sua voz, levando o grupo à “dolorosa” decisão de parar de se apresentar.
“Foi em 1970 que uma fagulha de inspiração se tornou o Aerosmith. Graças a vocês, nosso Exército Azul, essa fagulha virou chama e vem queimando por mais de cinco décadas. Alguns de vocês estão conosco desde o início e todos vocês são a razão pela qual fizemos história no rock ‘n’ roll”, começou a longa declaração.
“Foi a honra de nossas vidas ter nossa música fazendo parte das suas. Em cada clube, em cada turnê massiva e em momentos grandiosos e privados, vocês nos deram um lugar na trilha sonora de suas vidas. Sempre quisemos impressioná-los quando nos apresentávamos”, continuou a declaração.
A banda então abordou o estado atual de saúde de Tyler.
“Como vocês sabem, a voz de Steven é um instrumento como nenhum outro. Ele passou meses trabalhando incansavelmente para recuperar sua voz ao nível de antes de sua lesão”, diz a declaração. “Nós o vimos lutando, apesar de ter a melhor equipe médica ao seu lado.
“Infelizmente, está claro que uma recuperação completa de sua lesão vocal não é possível. Tomamos uma decisão dolorosa e difícil, mas necessária — como uma banda de irmãos — de nos aposentarmos dos palcos.”
“Estamos infinitamente gratos a todos que estavam empolgados para pegar a estrada conosco uma última vez”, continuou a declaração. “Gratos à nossa equipe especializada, nossa incrível equipe e aos milhares de talentosos profissionais que tornaram nossas turnês históricas possíveis. Um agradecimento final a vocês – os melhores fãs do planeta Terra. Toquem nossa música alto, agora e sempre. Dream On. Vocês realizaram nossos sonhos.”
Em maio de 2023, o Aerosmith anunciou sua turnê de despedida, que tinha como objetivo dar aos fãs uma última chance de ver a banda ao vivo.
Na época do anúncio, o guitarrista Joe Perry falou sobre a decisão de se aposentar das turnês, citando o fato de que todos os membros da banda estão entre os 70 e 75 anos como um grande motivo para encerrar essa parte de suas carreiras.
“Eu acho que já é hora”, disse ele simplesmente.
O grupo, atualmente composto por Perry, Tyler, Brad Whitford, Joey Kramer e Tom Hamilton, está junto desde 1970 e, nesses 53 anos, lançaram sucessos como “Janie’s Got a Gun”, “Crazy” e “I Don’t Want to Miss a Thing.”
Eles tocaram essas músicas e outras em sua residência em Las Vegas, que terminou no ano passado, e Perry sugeriu que utilizariam parte do valor de produção dessa residência na próxima turnê.
“Tomamos uma decisão dolorosa e difícil, mas necessária — como uma banda de irmãos — de nos aposentarmos dos palcos.” — declaração do Aerosmith
“É uma chance de celebrar os 50 anos que estivemos aqui”, disse Perry. “Você nunca sabe por quanto tempo todos vão estar saudáveis para fazer isso.… Faz um tempo desde que fizemos uma turnê de verdade. Fizemos aquela temporada em Vegas, que foi ótima. Foi divertido, mas estamos ansiosos para voltar à estrada
Em uma declaração à Associated Press na época, Tyler disse: “Estamos abrindo a Caixa de Pandora uma última vez para apresentar aos nossos fãs a turnê Peace Out. Estejam lá ou estejam preparados, pois vamos trazer todos os brinquedos do sótão. Preparem-se.”
Embora tanto Perry quanto Tyler tenham se referido à próxima turnê como uma despedida, Tyler acrescentou: “É a turnê final de despedida, mas tenho a sensação de que vai durar um tempo. Mas não sei quantas vezes voltaremos às mesmas cidades. Pode muito bem ser a última vez.”