CLDF antecipa eleição é vai eleger os membros da Mesa Diretora nesta quarta-feira (7/8)

0
99

O deputados distritais vão ter que alterar a Lei Orgânica para antecipar a eleição da Mesa Diretora da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF).

A regra vigente na lei máxima da capital federal determina que a chefia da CLDF seja eleita na primeira quinzena de dezembro para a gestão do segundo biênio (2025 a 2026). Mas os deputados querem fazer a votação nesta quarta-feira (7/8), ou seja, quatro meses antes. A aprovação da Projeto de Emenda à Lei Orgânica (Pelo) depende de 16 votos.

A manobra visa garantir o acordo entre os parlamentares para manter Wellington Luiz (MDB) presidente da Casa e Ricardo Vale (PT) na função de vice-presidente.

A negociação também inclui a escolha de Paula Belmonte (Cidadania) para o cargo de segunda-vice-presidente da CLDF. Robério Negreiros (PSD) seria eleito quarto-secretário. Esses dois cargos foram criados recentemente.

Em maio de 2024, a CLDF aprovou a ampliação de cinco para sete integrantes da Mesa Diretora. Cada um possui uma estrutura com diversos cargos comissionados, que abrigam aliados políticos dos deputados.

 

Artigo anteriorProjeto “Em um Piscar de Olhos” promove saúde ocular para alunos de escolas públicas do DF
Próximo artigoMedalhista olímpico é preso em Paris após tentar comprar cocaína