Brigadista do DF Morre Carbonizado Durante Combate a Incêndios Florestais

0
153

Apaixonado pelo que fazia, o brigadista do Distrito Federal Uellinton Lopes, de 39 anos, expressou sua dedicação à luta pelo meio ambiente apenas 16 dias antes de perder a vida enquanto combatia um incêndio florestal em Mato Grosso.

Em uma de suas últimas postagens, Uellinton compartilhou um vídeo do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), exaltando a profissão. Na legenda, ele escreveu: “Só nós [brigadistas] sabemos a luta pelo meio ambiente. A luta dos brigadistas poucos sabem, e só Deus vê tudo.”

Essa não foi a única vez que Uellinton utilizou suas redes sociais para destacar o amor pelo trabalho que desempenhava e pelo meio ambiente, que ele protegeu até seus últimos momentos. Seu perfil está repleto de cenas de combate ao fogo, refletindo sua paixão pela natureza.

Em 9 de julho, ele publicou um vídeo realizando aceiros no Parque Ecológico Águas Emendadas—aceiros são faixas de terreno sem vegetação que ajudam a conter a propagação de incêndios. Em outra postagem, Uellinton registrou uma cobra rastejando pelo cerrado, evidenciando seu respeito pela fauna brasileira. “Buscando preservar sempre nosso bioma, fauna e flora”, escreveu ele em uma publicação ao lado de colegas, finalizando com a hashtag #LutarSempreDesistirJamais.

Infelizmente, as postagens de Uellinton revelaram-se proféticas. Ele desapareceu por volta das 11h de domingo (25/8) enquanto combatia um incêndio na Terra Indígena Capoto/Jarina, em Peixoto de Azevedo, a cerca de 690 km de Cuiabá.

Seu corpo foi encontrado no dia seguinte, carbonizado, a aproximadamente 1 km de uma linha de defesa contra o fogo. Uellinton integrava a Brigada Pronto Emprego de Brasília, do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo) do Ibama. Ele havia sido contratado pelo PrevFogo em 2024.

O enterro aconteceu na tarde de quinta-feira (29/8), no cemitério de Sobradinho, com grande comoção.

Notas de pesar

Em uma publicação na rede social X, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, lamentou profundamente a perda. “Ele era um dos heróis que combatem os incêndios criminosos e irresponsáveis que acontecem em nosso país”, escreveu o presidente, expressando tristeza e indignação.

Artigo anteriorWhatsApp troca número por nome de usuário e cria proteção contra estranhos
Próximo artigoDia do Nutricionista: profissionais cuidam da segurança e qualidade das refeições nas escolas do DF