Linha deverá ser lançada ainda neste mês para estimular uma frota de veículos sustentáveis no Distrito Federal
Dubai – O governador Ibaneis Rocha (MDB) anunciou, nesta segunda-feira (14/4), a criação de uma linha de crédito voltada para taxistas adquirirem carros elétricos.
O recurso financeiro seria fruto de uma parceria entre o BRB e a Secretaria de Economia cuja meta é transformar a frota de táxi do Distrito Federal.
A linha ainda está em processo de elaboração, mas a expectativa é que seja finalizada e lançada ainda neste mês. Os valores não foram divulgados.
“Conversei com o presidente do Sindicato dos Taxistas e o custo para os taxistas fazerem um transporte de aproximadamente 14 km com carro a combustão é de cerca de R$ 10, enquanto com carro elétrico seria de R$ 1”, detalhou.
O anúncio foi feito em entrevista coletiva no Brazil Emirates Conference, em Dubai. Ibaneis palestrou sobre iniciativas renováveis adotadas no DF no evento promovido pelo Lide, organização de empresários fundada pelo ex-governador de São Paulo João Doria.
O objetivo do projeto é colocar à disposição dos taxistas, com financiamento do BRB, uma linha de crédito com taxa mais subsidiada e prazo mais alongado para que eles possam adquirir veículos elétricos.
A linha estaria disponível para todos os 4,5 mil táxis que operam atualmente no DF.
“Eu acho que, se a gente tiver uma frota de transporte público do Distrito Federal toda ela eletrificada, nós vamos dar um grande exemplo para o Brasil”, explicou.
Inicialmente, o projeto deverá ser lançado apenas para taxistas para avaliar o impacto, mas Ibaneis não descarta a possibilidade de estudar a extensão, no futuro, da linha de crédito para motoristas de aplicativo.
Isenção de IPVA
Em janeiro, o governador assinou um decreto que trata da isenção de IPVA para carros elétricos e híbridos.
O documento esclarece que o benefício será concedido aos veículos adquiridos por pessoa física no Distrito Federal, inclusive em operações nas quais o faturamento ocorra direto ao consumidor pela montadora ou importador.
Ibaneis disse à coluna que o objetivo do governo é incentivar aquisição dos veículos de energia limpa.