O Maior São João do Cerrado” chega à Esplanada dos Ministérios

0
7
Do Nordeste para Ceilândia e de Ceilândia para o Coração do Brasil. De 13 a 17 de agosto, a maior festa junina fora de época do país colore o centro de Brasília”

De 13 a 17 de agosto, o coração de Brasília será tomado pelo ritmo contagiante do forró, o colorido das bandeirolas e o sabor da tradição. Em sua 18ª edição, O Maior São João do Cerrado (OMSJC) desembarca na Esplanada dos Ministérios, a poucos metros da Rodoviária do Plano Piloto, com fácil deslocamento por ônibus e metrô. A mudança democratiza o acesso e permite que pessoas de todas as regiões do Distrito Federal vivam a experiência de um autêntico São João nordestino.

Mais que um evento, O Maior São João do Cerrado é uma celebração da cultura popular brasileira. Após 17 edições em Ceilândia — cidade símbolo da resistência e da migração nordestina no DF — a festa carrega consigo as memórias, a coragem e a alegria de um povo valente e trabalhador. Em sua nova casa, o festival amplia seu alcance, sem perder as raízes e sem esquecer daqueles que lhe tornaram um dos maiores eventos do Brasil.

Tradição, dança, música, gastronomia, artesanato e inclusão

Dos palácios de Niemeyer ao pau-a-pique do sertão, o evento contará a história do povo sertanejo em uma cidade cenográfica com 60 mil metros quadrados. A programação musical será distribuída entre o palco principal, três ilhas de forró e um tradicional coreto. A cidade cenográfica também conta com a Vila Borborema – em homenagem à histórica Campina Grande (PB) –, bodega, igreja, parque de diversões e um circo. Um programa para toda família. A abertura oficial contará com queima de fogos, apresentações culturais e o show do sergipano Mestrinho, um dos destaques da primeira noite.

A programação ainda traz grandes nomes da música nacional como Márcia Fellipe, Banda Magníficos, Juze, Michele Andrade, Nena Queiroga e Paulin Vaqueiro, que dividirão o palco com artistas locais do DF, como Pé de Cerrado, Balé Flor do Cerrado, Cesar Amaral, Boka de Sergipe, entre outros. Ao todo, mais de 26 mil artistas já passaram pelo festival ao longo dos anos.

Uma festa que movimenta cultura e economia

Desde sua estreia, o Maior São João do Cerrado já reuniu mais de 4 milhões de pessoas, com 1.640 horas de música e milhares de empregos gerados. Apenas na edição de 2024, foram criados 1.500 empregos diretos e 5 mil indiretos. O evento também conta com uma estrutura robusta: são 100 mil watts de som e 300 mil watts de luz consumidos a cada edição.

Para a idealizadora e produtora do evento, Edilane Oliveira, o São João do Cerrado é um tributo à memória afetiva de milhares de famílias nordestinas que vivem no DF. “É quase impossível encontrar um migrante nordestino que não sinta saudade da sua terra quando junho se aproxima. O São João é um presente para o brasiliense e, sobretudo, para o povo nordestino”, afirma.

Compromisso com a acessibilidade

O evento também reafirma seu compromisso com a inclusão. A estrutura contará com intérpretes de libras, audiodescrição, camarote para pessoas com mobilidade reduzida e estacionamento exclusivo para PCD, garantindo uma festa para todos.

O Maior São João do Cerrado é realizado pelo IBI – Instituto Brasileiro de Integração, Cultura, Turismo e Cidadania, com o apoio da Lei de Incentivo à Cultura, por meio do Ministério da Cultura e do Governo Federal. O evento conta com patrocínio da Caixa Econômica Federal e da Petrobras. Tem como parceiros a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, a Secretaria de Cultura e Economia Criativa e a Secretaria de Turismo do Distrito Federal. Conta ainda com o apoio da TotalServ e apoio de mídia do Correio Braziliense e Metrópoles. A TV Globo é a emissora oficial do evento.

Programe-se:

Quarta-feira (13/08)
Forró de Vitrola
Abertura Oficial
Edu Bonecos
Pé de Cerrado
Balé Flor do Cerrado
Queima de Fogos
Mestrinho
Banda Magníficos
Quadrilha Junina
Sotaque de Raiz

Quinta-Feira (14/08)
Forró de Vitrola
Quadrilha Junina
Trio Mana Flor
Balé Flor do Cerrado
Márcia Fellipe
Edu Bonecos
Nego Rainner

Sexta-Feira (15/08)

Forró de Vitrola
Quadrilha Junina
Dupê
Balé Flor do Cerrado
Transições
Boka de Sergipe

Sábado (16/08)
Forró De Vitrola
Quadrilha Junina
Juze
Balé Flor do Cerrado
Michele Andrade
Transições
Cesar Amaral

Domingo (17/08)
Forró de Vitrola
Edu Bonecos
Nena Queiroga
Balé Flor do Cerrado
Quinteto Violado
Quadrilha Junina
Paulin Vaqueiro

Serviço | O Maior São João do Cerrado

Data: 13 a 17 de agosto de 2025
Local: Esplanada dos Ministérios
Hora: 18h às 3h
Entrada Franca

Artigo anteriorAssociação Autistas Brasil repudia articulações para retirada de direitos das pessoas autistas
Próximo artigoResenha de futebol – Fluminense tem vitória de guerreiros