Nos dias quentes, nada melhor do que uma sombra fresquinha para descansar. Mas, para termos sombras, precisamos das árvores. Você já imaginou como o mundo seria sem as árvores? Não teríamos sombras, flores, frutas e ambientes verdes. Isso porque as árvores são responsáveis por regular a temperatura, servem de abrigo e produzem alimentos para toda a bicharada. Para celebrar a importância desse símbolo da natureza, no dia 21 de setembro é comemorado o Dia da Árvore.
Em Sorocaba, temos 80.264 árvores em vias urbanas, conforme um levantamento realizado em 2018 pela Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade. São diversas espécies espalhadas por toda a cidade. Algumas foram plantadas pela Isabella de Camargo Oliveira, de 10 anos. “Plantei minha primeira árvore com o grupo de escoteiros que faço parte, quando tinha 2 anos. Depois, plantei outra com o meu pai. As duas ficam perto de casa”.
A menina gosta de acompanhar o crescimento das árvores. “Essa é a parte mais legal, ver elas crescerem junto comigo. Sempre vou regar minhas árvores. Elas estão bem bonitas. A primeira está bem grande, maior do que eu”, conta ao destacar que no futuro pretende apresentar as árvores para os filhos e ensiná-los a preservar a natureza. Segundo Isabella, é muito importante cuidar das árvores para ter mais oxigênio, sombras e ajudar o meio ambiente. “O lugar também fica bem bonito. O ser humano precisa cuidar mais da natureza”, frisa.
Com a ideia de deixar a cidade ainda mais arborizada, as irmãs Letícia Sayuri Dalceno Nagossi, de 8 anos, e Lívia Satiko Dalceno Nagossi, de 5 anos, decidiram plantar uma muda na última segunda-feira (14). As duas se divertiram muito durante o plantio, realizado no Porto das Águas, espaço paralelo ao Parque das Águas. “A gente cavou, fez o buraco, colocou a mão na terra. O papai teve que pegar água do rio para regar a árvore. Foi bem legal. Toda criança deveria fazer isso”, afirma Letícia.
A parte preferida de Lívia foi cavar o buraco e molhar a muda. “Foi demais”. Agora, as irmãs planejam ir todo fim de semana ao local para ver o desenvolvimento da muda. “Acho que vai demorar para ela crescer e ficar maior que eu”, acredita Lívia. Além da árvore, as duas também gostam de cuidar da horta que cultivam dentro do apartamento. “Temos cebolinha, salsinha, tomatinho e batata doce. A gente gosta de plantar e cultivar. Fizemos um cantinho para as plantas em casa”, contam.
As irmãs, que gostam de pesquisar sobre o meio ambiente, tem aproveitado a quarentena para aprender um pouco mais sobre as árvores. “Quando a gente preserva o meio ambiente, a gente deixa uma marca na história porque podemos ver as árvores crescendo. Em um lugar com mais plantas, a gente respira muito melhor. O ar é mais fresco e faz bem para o pulmão”, destaca Letícia.
Assim como Letícia e Lívia, as irmãs Alice Zalla Pfeifer, de 9 anos, e Estela Zalla Pfeifer, de 4 anos, também compartilham o amor pela natureza e pelas árvores. Inclusive, Alice plantou uma árvore junto com o cordão umbilical da irmã, alguns dias depois que ela nasceu. “A árvore já está grande”. Para Letícia, plantar árvores é uma forma de dar continuidade à vegetação. “É muito bom. Quando pegamos as sementes, não pensamos que elas vão virar uma árvore. Mas, quando vemos o resultado, é muito louco”.
E para que as árvores cresçam, a menina diz ser preciso regar todos os dias e cuidar bem da muda. “Além de dar muito amor. As árvores também tem vida”, frisa. Para Letícia, é importante cuidar da natureza desde pequeno: “Quanto mais a gente planta, mais a gente cuida. E quanto mais a gente consegue ajudar a planta, mais comida a gente tem, não só para os humanos, mas para os animais também”, finaliza. E você, já plantou uma árvore? (Jéssica Nascimento)
O post Crianças cultivam amor e cuidado pelas árvores apareceu primeiro em Jornal Cruzeiro do Sul.