A erupção de um vulcão no leste da República Democrática do Congo na noite de sábado (22/5) causou a morte de ao menos 15 pessoas e está levando o caos a Goma, cidade de 2 milhões de habitantes nos arredores do monte Nyiragongo, um dos vulcões mais ativos do mundo.
Cerca de 30 mil pessoas tiveram de fugir de suas casas na região afetada pelo rio de lava e pelos incêndios. O aeroporto da cidade e mais de 500 casas foram afetados ou destruídos.
Segundo a Unicef, parte da Organização das Nações Unidas, mais de 150 crianças foram separadas de suas famílias no caos que se seguiu à erupção e mais de 170 são dadas como desaparecidas.
“Mais de 5 mil pessoas cruzaram a fronteira com Ruanda e outras 25 mil foram para Sake, a 25 km de Goma. Mas a maioria está voltando para casa após a lava parar de correr”, informou a Unicef em comunicado.
O vulcão do monte Nyiragongo entrou em erupção em 1977, matando mais de 600 pessoas, e voltou a explodir em 2002, tirando 250 vidas.
Veja um vídeo a partir da cidade no momento da erupção:
Volcano eruption in eastern Congo, Goma city, causes masses of people to run for their lives. pic.twitter.com/Q5ygdrnAiM
— Fancied Facts (@FanciedF) May 23, 2021
O perfil oficial do papa Francisco no Twitter pediu orações para a população de Goma. Veja:
Let us also pray for the populations of the city of Goma, in the Democratic Republic of Congo, forced to flee due to the eruption of the great volcano, Mount Nyiragongo.
— Pope Francis (@Pontifex) May 23, 2021
O post Erupção na República Democrática do Congo deixa 170 crianças desaparecidas apareceu primeiro em Metrópoles.