Saiba quem pode se vacinar nesta quinta (16/12) em GO, RJ, SP e SC

0
208

O Brasil tem mais de 140,7 milhões de pessoas totalmente imunizadas contra a Covid-19. O número corresponde a 76,9% dos brasileiros, com 12 anos ou mais, com o ciclo vacinal completo.

Nesta quinta-feira (16/12), a expectativa é que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anuncie a autorização para aplicar o imunizante da Pfizer em crianças de 5 a 11 anos. Segundo o presidente do órgão, Antônio Barra Torres, o órgão dará uma “ótima notícia” sobre a imunização contra a Covid-19.

O país tem 19 casos confirmados da variante Ômicron da Covid-19. São 13 em São Paulo e dois em Goiás, dois no Rio Grande do Sul e dois no Distrito Federal – estes últimos já curados. Os dados são da Sala de Situação Ômicron, do Ministério da Saúde.

É possível se imunizar contra a doença nas salas de vacinação de todo o país. Veja onde se vacinar em algumas capitais do país nesta quinta:

Goiás

Goiânia segue o cronograma de imunização e aplica a primeira dose em adolescentes de 12 a 17 anos. Também em maiores de 18 anos que ainda não se imunizaram.

Não é necessário agendamento. A testagem de Covid-19 oferecida pela cidade será, nesta quinta, na Praça C170 (Jardim América).

A cidade continua a aplicação de segunda dose. Para quem recebeu AstraZeneca ou Pfizer, o intervalo é de oito semanas.

Já a dose de reforço é inoculada em maiores de 18 anos com cinco meses completos de intervalo da segunda dose. Para imunossuprimidos graves, a dose extra pode ser aplicada depois de 28 dias. Veja horários e locais de vacinação.

Rio de Janeiro

A capital fluminense vacina pessoas com 57 anos ou mais com a dose de reforço. É necessário ter, no mínimo, três meses completos de intervalo da segunda dose.

Junto ao calendário semanal, a cidade também permite a aplicação da dose extra em maiores de 18 anos com cinco meses completos de intervalo da segunda dose.

Podem receber a primeira dose maiores de 12 anos. Para a segunda, os intervalos dependem do imunizante inoculado: 12 semanas para AstraZeneca, 28 dias para Coronavac e 21 dias para Pfizer.

Os imunizantes são aplicados na rede municipal de saúde: UPAs, hospitais, centros de emergência regional, centros municipais de saúde, clínicas da família e centros de atenção psicossocial tipo II e III. Veja os endereços e horários.

São Paulo 

Em São Paulo, o intervalo mínimo para aplicação da dose de reforço é de três meses. Imunossuprimidos graves recebem o complemento depois de 28 dias.

Maiores de 12 anos podem receber a primeira dose. A segunda dose tem intervalos distintos, de acordo com o imunizante recebido.

Para quem recebeu Coronavac, são 15 dias de intervalo. Quem recebeu a vacina da AstraZeneca/Oxford pode retornar a partir de oito semanas. O intervalo é de 21 dias para quem foi vacinado com Pfizer.

É possível se vacinar nos postos de Assistência Médica Ambulatorial (AMA) ou nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) destinadas à imunização contra a Covid, das 7h às 19h. Os drive-thrus, megapostos e farmácias também aplicam a vacina, das 8h às 17h. Os endereços podem ser acessados na página da prefeitura.

Santa Catarina

Em Florianópolis, a prefeitura amplia os postos de vacinação itinerante. Os imunizantes serão aplicados na Praça XV, em uma escola no Rio Vermelho e na Lagoa da Conceição.

Maiores de 12 anos estão elegíveis para receber a primeira dose. A aplicação da segunda dose segue a indicação dos cartões de vacina.

As doses de reforço da Janssen estão suspensas até a chegada de novas doses. Maiores de 18 anos com intervalo mínimo de cinco meses da segunda dose podem receber a dose extra.

Veja locais e horários de vacinação.

O post Saiba quem pode se vacinar nesta quinta (16/12) em GO, RJ, SP e SC apareceu primeiro em Metrópoles.

Artigo anteriorAna Valadão inaugura loja com Claudia Salomão e Andréa Cabrera
Próximo artigoVocê dá banana para o seu cachorro? Entenda se a prática é saudável