O Transtorno de déficit de atenção (TDAH) é o transtorno comportamental mais comum na infância, e atinge cerca de 5% das crianças. Dessas, 95% apresentam os sintomas do quadro antes dos 12 anos de idade — em geral, são os professores que observam as diferenças de comportamento que indicam a condição.
“A criança mais agitada muitas vezes se confunde com a que tem TDAH. É muito importante, tanto para pais como para profissionais que trabalham com essas crianças, saber qual a forma correta de se fazer o diagnóstico. É importante lembrar que a criança com TDAH pode, muitas vezes, não ser agitada, mas sim ter uma desatenção tão grande que a prejudica no dia-a-dia”, explica o neuropediatra Marcone Oliveira.
A principal maneira de identificar qual tipo de TDAH da criança é mais predominante (déficit de atenção ou hiperatividade) é utilizar os critérios do Manual de Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais. O diagnóstico é clínico, ou seja, não é possível detectar a condição com exames laboratoriais ou de imagem. Confira os principais sinais:
Sintomas do déficit de atenção
- Desatenção a detalhes e erros;
- Dificuldade em sustentar atenção; parece não ouvir;
- Dificuldade com instruções, regras e prazos;
- Desorganização;
- Evita/reluta tarefas de esforço mental;
- Perde, esquece objetos;
- Alta distração;
- Não automatiza tarefas do cotidiano.
Sintomas de hiperatividade e impulsividade
- Movimento excessivo do corpo durante postura;
- Dificuldade em permanecer sentado;
- Sobe, escala, exposição em perigos;
- Acelerado para as atividades;
- Faz tudo “a mil”;
- Fala demais e se intromete;
- Responde antes de concluir perguntas;
- Dificuldade em esperar;
- Interrompe inoportunamente.
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