Goiânia – Números impressionantes fazem do podólogo goiano Maurélio Neto, de 40 anos, um fenômeno das redes sociais. Com vídeos dos atendimentos de pacientes com unhas bastantes encravadas e doentes, o canal do YouTube do profissional chegou, em 2022, à marca de 1 milhão de seguidores. Em apenas cinco anos de produção de conteúdo, ele acumula mais de 400 milhões de visualizações.
E não para por aí, desde o início das produções, já são cerca de 1,2 mil vídeos, sendo o mais visto com 22 milhões de acessos. Falas tranquilizantes, tratamento carinhoso e técnicas próprias estão entre os diferenciais do profissional que atende em Catalão, região sudeste de Goiás.
Vídeos como os do conteúdo que ele produz, assim como o de profissionais de estética tirando cravos e espinhas, têm público cativo, conforme os próprios números mostram. Nos comentários das publicações do podólogo é possível encontrar gente que se confessa viciada nos vídeos. Muitos falam até que é uma espécie de terapia. Se tem gente que estoura bolha de plástico, tem gente também que assiste vídeo de unha sendo desencravada.
Veja um dos vídeos:
Podologia humanizada
Ao Metrópoles, Maurélio disse que se sente muito grato por todo sucesso alcançado nas redes sociais. No entanto, frisa que o intuito dos vídeos é desestigmatizar a visão da sociedade, de forma geral, sobre a podologia. Segundo ele, vem executando uma “podologia humanizada” no atendimento de seus pacientes, com técnicas diferenciadas e desenvolvidas de forma autoral.
“Os conteúdos surgiram para quebrar paradigmas. Por meio dos vídeos posso passar todo o conforto e segurança com que executo os procedimentos, além de mostrar a parte instrumental. É um tratamento humanizado, criamos um vínculo com o paciente, sem dor, sem lesões”, afirma ele.
O profissional conta que a sensação ao atender quem precisa é de dever cumprido. Para um trabalho mais específico e particular, Maurélio criou suas próprias ferramentas.
“De tempos em tempos eu ofereço cursos de qualificação e técnicas, para os profissionais e estudantes da área. Utilizo uma técnica que eu mesmo desenvolvi, chama de Contra Pressão, que tem como objetivo não causar dor e lesão no pacientes. Para isso, toda a parte de instrumentos também foi desenvolvida por mim, para conseguir uma qualidade perfeita na execução dos procedimentos”, reforça.
0
Inspiração
Morador de Catalão, a cerca de 260 km da capital goiana, Maurélio era estudante de Agronomia, quando decidiu mudar a rota e seguir os passos do sogro, podólogo há 45 anos em Uberlândia (MG). Na profissão há 13 anos, ele manifesta o desejo de que a especialidade seja vista como cuidado.
“Como podólogo acabo estabelecendo vínculos de proximidade com os pacientes muito profundos. Por meio deles, tenho a oportunidade de trazer mais luz para o cuidado com as mãos e pés. Quero muito que a podologia seja vista de uma forma diferente em todo o mundo”, diz.
Sobre os projetos para o futuro, ele revela que a busca por desenvolvimento e aprendizado é uma constante, bem como o desejo de compartilhar conhecimento.
“Já tenho alguns projetos em mente para o futuro, como um plano para membros, com vídeos especiais, além de uma nova técnica autoral chamada de Expansão com Sobreposição Oposto a Tração de Giro, que é uma órtese e vai modificar a estrutura das unhas”, ressalta o profissional.
Números impressionantes
Pelas mãos do podólogo passam pés de todas as idades. De bebês e crianças a adolescentes, adultos e idosos.
Com um público diverso e bastante interativo, Maurélio conta que ainda se surpreende com os números alcançados. “São várias as nacionalidades que me assistem. O maior público é brasileiro, mas são muitas pessoas dos Estados Unidos, Índia, Indonésia e Filipinas”.
Segundo ele, nos últimos 28 dias, seu canal no YouTube teve uma média de 65 mil novos seguidores. “O canal surgiu em 2018 e, já no ano seguinte, atingiu a marca de 100 mil inscritos. Em 2021, foram 550 mil inscritos e agora, em 2022, um milhão. Só nos últimos 28 dias, tivemos uma média de 65 mil inscritos no canal. Além do YouTube, também estamos no Instagram, Tik Tok, Kauai, Facebook e Pinterest”, diz ele sobre a presença forte nas redes sociais.
Para ele, toda a repercussão alcançada lhe confere ainda mais força para seguir produzindo e trabalhando, visando o bem-estar das pessoas que sofrem com as unhas encravadas. “Isso me gera energia para continuar lutando e plantando mais sementes. A marca de um milhão de seguidores é sensacional. Todo mundo que sonha, acredita e almeja, sabendo que tem um potencial, sabe o quanto isso é gratificante”, completa.
Acaba que o sucesso nas redes criou uma fonte de renda além da atividade principal. Mas ele sabe que as marcas alcançadas na web só se tornaram possíveis justamente pelo que ele faz em consultório. Assim sendo, a tendência é que os pacientes e seguidores ainda vejam muito de Maurélio pela frente. Ou, como costuma falar em alguns vídeos, ele continuará por muito tempo ainda iniciando o trabalho de madrugada e só finalizando tarde de noite.
O post Desencravando unhas: podólogo atinge 1 milhão de seguidores no YouTube apareceu primeiro em Metrópoles.