Enaldinho é um dos maiores youtubers do Brasil. Com mais de 19 milhões de inscritos, o jovem mineiro conta com o 15º maior canal de nosso país, de acordo com o Social Blade, site especializado na plataforma. Entretanto, nem sempre foi assim. Desde 2012 na plataforma, o criador de conteúdo precisou passar por muitas desconfianças para brilhar no site. Agora, ele se prepara para lançar um filme e apresenta novos projetos.
Entretanto, enquanto muitos duvidavam da capacidade de Enaldo, seu nome verdadeiro, seus pais bancaram o seu sonho e permitiram com que ele deixasse o Enem de lado e seguisse um caminho mais duvidoso, mas que resultou em um verdadeiro fenômeno.
0
O início
Como muitos jovens do início dos anos 2000, Enaldinho cresceu juntamente com o boom do YouTube. O jovem, então, aproveitava para registrar suas cenas em jogos. “Eu comecei como uma grande brincadeira. Dá para ver pelo meu fone gamer e a minha cadeira que eu sempre fui apaixonado por games, sempre amei jogos on-line e eu comecei o meu canal jogando”, começou explicando.
Entretanto, foi somente algum tempo depois, quando o youtuber ainda estava nessa vibe de jogos, que ele percebeu que isso poderia ser a sua atividade profissional. “Tudo mudou quando eu fui a um evento de games, em São Paulo, e eu vi as pessoas que eram da comunidade sendo tratadas como celebridades, com pessoas pedindo para tirar fotos, fazer palestras”, relembrou.
“Foi, a partir daí, que eu comecei a entender mais o meio, estudar um pouco mais e comecei a produzir um conteúdo de verdade, antes eu não aparecia, não falava, nem editava direito e eu comecei a fazer um conteúdo mais trabalhado. Eu comecei a aparecer um pouquinho, mostrando a minha cara ali e, com o passar do tempo, o meu conteúdo foi virando o que é hoje em dia”, pontuou Enaldinho.
Foi apenas em 2016, quatro anos depois do início do canal, que o mineiro passou a ver o resultado. “Meu conteúdo começou a se alavancar e eu lembro que eu explodi com um vídeo de 100 camadas de Oreo. Com uma sequência de vídeos como esse, eu consegui tirar R$ 4 mil e foi um marco”, celebrou.
Apoio dos pais
Já no 3º ano do Ensino Médio, Enaldinho passou a ganhar dinheiro. Dessa maneira, ao embolsar o primeiro salário, ele mostrou à sua mãe que aquilo poderia dar certo. E foi assim que o jovem ganhou um voto de confiança de seus genitores, que o permitiram deixar o Enem de lado.
“Um empresário muito famoso do ramo, estaria em Belo Horizonte e queria fazer uma reunião comigo. Naquele momento, eu falei: ‘Mãe, eu quero muito ir à essa reunião, eu acho que pode ser uma coisa muito importante para mim, mas eu teria que perder o Enem e, como consequência, eu ficaria esse ano sem fazer faculdade, o que você acha disso?’ A minha mãe ficou meio com o coração na mão, mas a gente acabou indo para essa reunião”, relembrou.
Apesar do contrato não ter sido firmado com os profissionais em questão, serviu como um termômetro para seus pais. “Minha mãe falou: ‘Filho, eu vou te dar esse um ano para você fazer isso virar. Se não der certo, você ainda vai estar novo e o ano que vem você faz (o Enem). Me dediquei ao meu canal e ele alavancou”, contou.
O pai, que tem o mesmo nome que o filho, não era tão adepto da atividade, mas deu as condições para que tudo fosse possível. “Ele sempre me ajudou em tudo o que eu quis fazer, tanto que, até hoje, se eu estou precisando de uma câmera, ele quer me dar essa câmera de presente, do tanto que ele quer apoiar. Mas, como todo pai, ele não é da geração da internet e ele tinha um pouco de preconceito sobre esse universo”, contou.
O preconceito
Como aconteceu no início do YouTube, muitas pessoas tentavam a sorte na plataforma, como Enaldinho, mas tudo ainda era visto como uma vergonha, como uma humilhação “em público”. O jovem mineiro passou por duas situações que marcaram muito e viraram combustível para o sucesso.
“O meu pai também se chama Enaldo e é médico. Eu tinha 100 mil inscritos na época e um amigo dele chegou lá em casa e eu fui dormir. Nisso, eu escutei ele falando: ‘Enaldo, você não tem vergonha do que o seu filho está fazendo? Ele está queimando o seu nome, ele chama Enaldo também. Quando procurarem o seu nome no Google, vai aparecer o seu filho fazendo palhaçada e queima o seu nome, tem que dar um toque nele. Ele está ficando velho e tem que parar com isso’”, recordou.
O patriarca da família o defendeu, mas ficou sem palavras, de acordo com Enaldinho, e provocou muitos pensamentos no youtuber. “Se eu parar agora, eu vou estar validando tudo o que esse cara falou. Realmente, passei pela internet, fiz bobagem, não ganhei nada com isso, só passei vergonha e passou. E eu só pensava em fazer vingar e eu queria provar que não era bem assim”, contou.
A outra situação aconteceu com um amigo, que se afastou para não passar vergonha ao andar com Enaldinho. “Era um cara que zoava todo mundo. Ele me falou: ‘Enaldinho, você está passando vergonha na internet, para com isso’, depois de um tempo, ele me mandou uma outra mensagem: ‘Eu vou deixar de ser seu amigo aqui no Facebook para não passar vergonha. A não ser que você fique famoso, se você bater 100 mil inscritos, eu volto a falar com você’”, relembrou, afirmando que ficou “muito puto” com a situação.
As mensagens continuaram, conforme o jovem ia alcançando marcas. “Quando eu bati 100 mil inscritos, ele me mandou outra mensagem. ‘Agora a gente pode voltar a conversar, mas eu só vou ser seu amigo mesmo quando você bater 1 milhão’”. O amigo em questão entrou em contato novamente quando chegou ele alcançou a nova marca. Entretanto, a vingança veio um tempo depois.
“Depois de um tempo, eu encontrei ele no shopping e ele veio conversar. Nessa época eu já estava mais estourado e muitas pessoas vieram tirar foto comigo. O que eu fiz também não foi certo, mas eu lembro que eu fiquei ignorando ele para tirar foto com a galera. Quando terminou, ele olhou para mim e falou ‘Caraca, Enaldinho, você realmente conseguiu’, eu agradeci e perguntei se ele também queria tirar uma foto. Ele ficou sem graça e foi embora”, contou.
A vergonha por andar com Enaldinho virou um pedido de dicas e ajuda para entrar na plataforma. “Um mês depois ele me ligou e falou que queria abrir um canal no YouTube, já que ele tinha trancado a faculdade. No fim das contas, eu ainda ajudei, dei várias dicas, eu perdoei ele e hoje a gente até conversa, mas não deixou de ser uma cicatriz”, finalizou.
A recompensa
Hoje com 19 milhões de inscritos, Enaldinho viu o seu mundo mudar da água para o vinho com o passar do tempo. Sem tripé, uma pilha de livros virou o seu apoio. Depois disso, veio um ring light e abriu um novo horário de gravação, já que tudo poderia acontecer a noite. Chegou um editor, um roteirista, uma equipe de verdade e a produção passou a crescer consideravelmente.
Para manter o seu canal, o mineiro conta com mais de 20 pessoas e uma casa somente para gravações. Além disso, hoje ele virou uma marca, com boneco, gravou filme, que deve ser lançado agora no segundo semestre, teve livro lançado, shows e ainda tem uma coleção de chinelos.
“A ficha ainda não caiu, quando a gente está no meio, batendo cabeça, gravando e gravando, o tempo vai passando, vem ligação, contratos, a gente precisa parar um pouco. A gente tem muito de reclamar, estou cansado, meus vídeos não estão bem… calma, espera, às vezes é preciso um momento para parar, pensar. Um vídeo meu ir mal é pegar 100 mil visualizações hoje e isso é bom para caramba, tenho brinquedo, tenho isso”, pontuou.
“Tudo deu certo, eu sinto que eu tenho mais coisas para fazer, mais coisas para construir e novos objetivos para alcançar, mas eu não posso negar que eu já me sinto muito realizado com o que eu construí até agora”, completou Enaldinho.
Hoje, com 10 anos de canal, o youtuber revela que deseja publicar apenas um vídeo por dia para realizar um sonho de criança. “Eu sou apaixonado por games e, agora que eu tenho um público que já me acompanha, uma estrutura, eu tenho vontade de me dedicar aos games, talvez abrir um canal, fazer lives”, finalizou.
Quando o assunto é premiação, Enaldinho também tem história para contar. Em 2019,o jovem foi indicado ao Streamy Awards, em Los Angeles, como melhor youtuber da América Latina. No ano seguinte, ele venceu a categoria Melhor Canal do Ano, pelo Meus Prêmios Nick, da Nickelodeon Brasil. Já em 2021, o youtuber venceu o prêmio Melhor Influencer Brasileiro, da renomada premiação norte-americana Kids’ Choice Awards, da Nickelodeon.
Olhando para trás e vendo todo o seu sucesso, Enaldinho não teve dúvidas em uma palavra que represente tudo o que ele passou: “Loucura. As coisas que aconteceram na minha vida, realmente, foram fora de série, assim como o conteúdo que a gente faz”.
Quer ficar por dentro do mundo dos famosos e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles: https://t.me/metropolesfamosos
O post Sucesso no YouTube, Enaldinho se prepara para lançar filme apareceu primeiro em Metrópoles.