Sabemos que existe uma grande variedade de exercícios que podem ser aplicados para o mesmo grupamento muscular. Diante dessa diversidade, surge a dúvida se é necessário variar as atividades para obter mais resultados e, assim, trabalhar diferentes partes da mesma região.
Em um estudo realizado no ano passado, pesquisadores colocaram homens jovens para treinar por nove semanas seguindo duas abordagens diferentes:
- Fazer sempre os mesmos exercícios (como supino reto e leg press);
- Variar a cada sessão (supino reto/inclinado/declinado e leg press/agachamento/hack).
Imagens de ultrassonografia foram obtidas de diferentes partes do músculo para avaliar se haveria mudança nos locais que mais se “desenvolveram” com cada protocolo.
Curiosamente, os resultados mostram que não havia diferença na hipertrofia das diferentes partes dos músculos (bíceps, tríceps, quadríceps ou posteriores de coxa) para quem alterava o exercício ou fazia sempre o mesmo.
Ou seja, não preciso mudar?
Você pode variar com o intuito de se motivar, adaptar a uma limitação funcional ou para aproveitar algum método. Porém, se tem limitação para intercalar diferentes exercícios, não terá mais com o que se preocupar — afinal, o impacto no seu corpo pode ser exatamente o mesmo.
Quer ficar por dentro das novidades de astrologia, moda, beleza, bem-estar e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles: https://t.me/
O post Quero ficar forte. Preciso variar os exercícios físicos na academia? apareceu primeiro em Metrópoles.