Ibaneis vence em todas zonas eleitorais do DF, menos na Asa Norte

0
272

Balanço foi divulgado pelo TRE-DF, na tarde desta segunda-feira (3/10). Ibaneis Rocha foi reeleito no 1º turno com 50,30% dos votos válidos

O Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) divulgou, na tarde desta segunda-feira (3/10), o resultado do primeiro turno das eleições para governador por Zona Eleitoral. Ibaneis Rocha (MDB) foi reeleito com 50,30% dos votos válidos, totalizando 832.633 sufrágios. Assim como o presidente Jair Bolsonaro (PL), o chefe do Executivo local venceu em todas as 18 zonas, menos na Asa Norte.

Ibaneis Rocha é o segundo chefe do Executivo local a conquistar a reeleição. Antes dele, apenas Joaquim Roriz conseguiu novo mandato à frente do GDF.

Na zona do Recanto das Emas, o emedebista angariou 51.696 sufrágios, o que equivale a 61.44% das urnas na região onde teve mais expressividade. Na zona da Asa Norte, Leandro Grass (PV) acumulou 32.793 votos, frente aos 28.781 de Ibaneis. O que representa 40.03% e 35.13% do total, respectivamente.

Confira o mapa das zonas eleitorais:

Divulgação/TRE-DFMapa zonas eleitorais DF

Quem é Ibaneis

Nascido em Brasília, Ibaneis Rocha Barros Junior é de família piauiense e o primogênito de três irmãos. Casado pela segunda vez, tem dois filhos do primeiro matrimônio e um do atual casamento.

Ibaneis disputou um cargo público pela primeira vez em 2018, quando tinha 47 anos. À época, derrotou o então governador do DF, Rodrigo Rollemberg (PSB) e venceu, com 69,79% dos votos válidos (1.042.574).

Filiado ao MDB desde 2017, Ibaneis encabeça a coligação Unidos pelo DF e tem como vice a deputada federal Celina Leão (PP). Além do MDB e PP, a coligação integra o PL, Pros, Agir, Solidariedade e Avante.

O advogado fez carreira na capital. De 2013 a 2015, presidiu a seccional OAB-DF. Depois, atuou como diretor do conselho federal e corregedor-geral da entidade.

Ibaneis é formado em direito pelo Centro Universitário de Brasília (UniCeub), fez pós-graduação em processo do trabalho e processo civil e fez mestrado em gestão e políticas públicas pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. Em 1990, Ibaneis abriu o próprio escritório e se destacou como advogado de várias categorias do serviço público.

fonte metrópoles

 

Artigo anteriorPartido Agir 36 mostra sua força elegendo duas deputadas Distritais
Próximo artigoRapper russo se mata para não lutar em Guerra da Ucrânia, diz site