Nos últimos tempos, o TikTok tornou-se uma ferramenta de apoio para a rápida viralização de qualquer produto. Assim como as músicas e suas famosas dancinhas, os livros também entraram na onda do aplicativo de vídeos curtos. A prova viva disso é Colleen Hoover, escritora que estourou no Brasil após uma trend de frases fortes de sua mais famosa obra, e o livro A Mandíbula de Caim, lançamento da editora Intrínseca.
Com uma ideia completamente diferente do convencional, A Mandíbula de Caim criou um “apartamento” na mente dos leitores e fez com que uma série de vídeos surgissem no TikTok mostrando a tentativa — até o momento frustrada — de desvendar o mistério.
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A Mandíbula de Caim, do inglês Edward Powys Mathers, compilador de palavras cruzadas do jornal The Observer, foi publicado originalmente em 1934. No livro, o papel do leitor não é apenas ler a obra, mas desvendar o mistério de seis assassinatos.
Sob o pseudônimo de Torquemada, nome ligado à Inquisição Espanhola, Mathers criou uma trama que faz referência à primeira arma assassina de que se tem notícia. Como as páginas estão impressas em uma ordem aleatória, cabe ao leitor organizá-las na única sequência correta, de modo que se revelem as vítimas de assassinato e seus respectivos algozes.
O mais legal de tudo isso é que as páginas dos livros são destacáveis, com apresentação do premiado escritor e imortal da Academia Brasileira de Letras Marco Lucchesi, que há quatro anos tenta montar a progressão certa dos acontecimentos.
E choque: até o momento, apenas três pessoas conseguiram solucionar o mistério em torno de A mandíbula de Caim — no mundo todo!
“Tem sim um gabarito oficial! Não só com o nome dos seis personagens assassinados e dos seis assassinos como a ordem certinha das 100 folhas destacáveis. Esse material está trancado a sete chaves aqui na Intrínseca com a editora responsável pela publicação”, afirma Heloiza Daou, diretora de marketing da Intrínseca, ao Metrópoles.
Mistério de A Mandíbula de Caim
O mistério em torno do livro é tamanho que a editora Íntrinseca promove um concurso para o leitor que conseguir desvendar o temido enigma de A Mandíbula de Caim. O campeão vai ganhar uma viagem com tudo pago para o Rio de Janeiro, além de uma visita à sede da empresa.
A diretora ainda garante que o livro não é sucesso apenas no TikTok: desde sua semana de estreia, a obra já vendeu mais de 150 mil livros, além de elencar a lista de mais vendidos da Amazon Brasil. Heloiza ainda considera que o TikTok foi um suporte inegável para o sucesso da obra:
“A viralização do desafio nas redes sociais fez e faz toda a diferença para que não só as pessoas entendam do que se trata a proposta do livro como também estimulem que o livro seja comprado. É incrível acompanhar o dia a dia de quem está aos poucos desvendando cada etapa do livro, entender quais são as dúvidas que aparecem e ler as discussões dos grupos de trabalho que estão se articulando juntos.”
“A hashtag com o nome do livro já tem mais de 3 milhões de visualizações e perfis não relacionados diretamente ao mercado editorial tem postado e compartilhado materiais do livro. Isso leva o livro e o desafio para outros públicos, com um alcance e engajamento muito maiores do que os lançamentos tradicionais”, finaliza.
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