Tomie Ohtake ganha retrospectiva na Caixa Cultural em 2018

    0
    269

    Uma das principais artistas abstratas do Brasil ganhará retrospectiva na Caixa Cultural a partir do dia 10 de janeiro de 2018. “Tomie Ohtake: Cor e Corpo” traz 48 obras da pintora nipônica que viveu mais de 60 anos no Brasil.

    Naturalizada brasileira, Tomie Ohtake iniciou sua carreira aos 40 anos, recebendo cerca de 30 prêmios e participando de 20 bienais internacionais – além de realizar mais de 120 exposições individuais em todo o mundo.

    Ao todo, serão apresentadas 40 gravuras, cinco pinturas e três esculturas feitas pela artista ao longo de sua carreira. “A artista construiu um vocabulário plástico amplo e complexo. Forma, matéria e cor nunca foram pensadas por ela de modo dissociado, mas alternaram suas ênfases para se potencializar mutuamente”, explicam os curadores Carolina De Angelis e Paulo Miyada.

    Dentre as 40 gravuras – serigrafias, litografias e gravura em metal – é possível perceber mudanças sucessivas com o passar das décadas de produção de Tomie Ohtake. Há desde as mais antigas, em que os contornos irregulares da artista traduzem os atos de rasgar papeis deixando rebarbas chegando até aquelas em que há uma delicadeza programada do ato, linhas finas que se cruzam, que se sobrepõem e que se encontram sob uma superfície aquosa.

    Nas três imensas esculturas, delicadeza, manualidade e fluidez convivem com harmonia. Isso porque a forma como elas se equilibram no solo causa a sensação de estarem suspensas. Já as cinco pinturas enfatizam as analogias corpóreas e orgânicas. Feitas com procedimentos, cores e gestualidades diferentes, elas compartilham um apelo sensual ao olhar.

    “Tomie Ohtake: Cor e Corpo”
    De 10 de janeiro a 4 de março, na Galeria Principal da Caixa Cultural (Setor Bancário Sul, Quadra 4). Visitação de terça a domingo, das 9h às 21h. Entrada franca. Classificação indicativa livre

    Artigo anterior“McMafia”: série inglesa com Caio Blat estreia em janeiro
    Próximo artigo“Rua Augusta”: série sobre sexo, drogas e rock’n’roll estreia em março

    Deixe uma resposta