Microsoft inaugura dois novos data centers para IA e nuvem no Brasil

0
1

A Microsoft anunciou a inauguração de dois data centers voltados para inteligência artificial (IA) e nuvem no Brasil. A confirmação foi feita hoje (11) por Priscyla Laham, presidente da Microsoft Brasil, durante o evento AI Tour.

Os dois data centers — ou data halls, como são chamados — estão localizados no estado de São Paulo, mas a empresa não revelou as cidades ou a capacidade dos espaços.

A Microsoft cita que as duas unidades “já estão em operação” e que “a construção das unidades adicionais avança dentro do cronograma”, enquanto “todas as áreas externas” já foram concluídas.

O investimento da Microsoft havia sido anunciado em setembro de 2024 pelo CEO Satya Nadella. A proposta visa um investimento de US$ 14,7 bilhões para expandir suas capacidades de infraestrutura de nuvem e IA no país.

Microsoft AI Tour.jpg
Data centers de IA da Microsoft estão localizados no estado de São Paulo. (Imagem: Microsoft/Divulgação)

No plano, a Microsoft também prevê a meta de treinar cinco milhões de brasileiros “em habilidades de IA” até 2027. Esse ponto faz parte do programa ConectAI, lançado em 2024. Desde então, segundo dados da companhia, mais de 6,6 milhões de brasileiros já se registraram em algum treinamento, enquanto 2,8 milhões concluíram os seus cursos.

“A Microsoft acredita que a inteligência artificial pode ser um grande atributo para tornar o Brasil mais competitivo, ampliando a produtividade, a inovação e colocando o país em um papel de destaque global”, citou Laham.

IA nos negócios

De acordo com Judson Althoff, CEO de Negócios Comerciais da Microsoft, existem quatro pilares para que as empresas possam explorar a tecnologia de IA:

  • Enriquecimento da experiência dos funcionários com IA: entendendo casos de uso e fornecendo ferramentas essenciais;
  • Uso de IA para entregar serviços personalizados aos clientes;
  • Reformular processos para que se tornem “AI-First”;
  • Avançar na cultura de inovação, utilizando IA também em áreas de pesquisa e desenvolvimento.

Para acompanhar mais notícias sobre o mercado de tecnologia, acompanhe o The BRIEF!

Artigo anteriorCelulares para usar no Carnaval: opções a partir de R$560 no Mercado Livre
Próximo artigoCriminosos usam ‘WhatsApp dos anos 1990’ para invadir 7 mil servidores Linux