MPF-DF entra com ação contra novela da Globo e pede R$ 16 milhões

    0
    191

    O Ministério Público Federal no DF enviou à Justiça Federal uma ação civil pública contra a TV Globo e o Ministério da Justiça. No processo, o MPF questiona a veiculação da novela Meu Pedacinho de Chão, exibida em 2014. Isso porque a trama mostrou o consumo de cigarro e álcool durante a obra, o que, de acordo com o órgão, não era adequado ao horário e à classificação indicativa dada pela emissora.

    A ação pede indenização da emissora no valor de R$ 16 milhões, que deverão ser depositados para o Fundo Nacional para a Criança e o Adolescente. Além disso, solicita que a TV Globo seja obrigada a transmitir, no mesmo horário e pelo mesmo período de veiculação da novela, mensagens de 30 segundos com informações sobre as graves consequências geradas pelo consumo do álcool e do tabaco.

    A ação contesta ainda o monitoramento tardio realizado pelo Ministério da Justiça, quanto ao respeito às regras de classificação indicativa. O processo pede que o MJ, reclassifique a obra para “não recomendado para menores de 12 anos”, pois a produção continua disponível no Globo Play.

    A novela Meu Pedacinho de Chão foi escrita por Edilene e Marcos Barbosa e teve apenas 96 capítulos. A trama é um remake da trama de Benedito Ruy Barbosa de 1971. No elenco, Antônio Fagundes, Bruna Linzmeyer, Rodrigo Lombardi, Osmar Prado, Johnny Massaro e Juliana Paes.

    Procurada pelo Metrópoles, a TV Globo, até a última atualização desta matéria, não se pronunciou. O Ministério da Justiça também não emitiu nota sobre o caso. (Com informações do MPF-DF)

    Artigo anteriorCriminosos roubavam carros para invadir lojas de marcha-ré e furtá-las
    Próximo artigoHomem é internado em Samambaia com sintomas de dengue hemorrágica