Mesmo separada de Afonso (Rômulo Estrela), Amália (Marina Ruy Barbosa) não descansará até descobrir e conseguir provar todas as atrocidades cometidas por Catarina (Bruna Marquesine) ao longo de Deus Salve o Rei.
Com a ajuda de Virgílio (Ricardo Pereira) e Selena (Marina Moschen), a ruiva conseguirá encontrar o rei de Artena e implorará por seu retorno. Ainda assim, Augusto se recusará a denunciar os crimes da filha. “Estive no dia do casamento da minha filha, mas não tive coragem de interromper a cerimônia. Minha intenção era impedir aquele casamento e contar a Afonso tudo o que Catarina fez comigo e com Artena. Quando vi minha filha ao lado de Afonso, tive um lampejo de esperança de que ele pudesse torná-la uma pessoa melhor”, justificará.
Amélia então contará da explosão na mina, do incêndio na cabana de Virgílio e a armação para que ela fosse condenada pelo inquisidor. Augusto ficará aterrorizado. “Como Catarina pôde ordenar um atentado como esse?! Ela matou… Ela matou inocentes, Amália! E você! Foi colocada para morrer em uma casa em chamas e depois quase levada para a fogueira como uma bruxa?!”
“Eu pensei que ia mesmo morrer, majestade”, lamentará a mocinha, emocionada. “Agora eu entendo o que você sofreu nas mãos de minha filha”, admitirá Augusto, antes de se ajoelhar e pedir perdão para a ruiva.