Sem maiores dificuldades, Otávio (Alexandre Borges) deu início à sua ambição expansionista. Assim, invadiu Artena com seu exército e conquistou o castelo, centro do poder local. Para isso, o rei de Lastrilha contou com a cumplicidade de Rodolfo (Johnny Massaro), novo soberano de Alcaluz, que se tornou seu aliado e ajudou a financiar o ataque.
Ao saber da invasão, Afonso (Rômulo Estrela) mobilizou suas forças e, ao lado do comandante de seu exército, Romero (Marcelo Airoldi), partiu em direção a Artena para expulsar Otávio. Afinal, a ideia de que seu inimigo possa ter acesso ao mar é algo inaceitável.







Contudo, o rei de Montemor logo tem uma desagradável surpresa. Certo de que Otávio iria fugir de Artena ao saber de sua marcha para o reino vizinho, pois as forças rivais seriam supostamente inferiores, Afonso fica intrigado quando o soberano de Lastrilha não só permanece no local como mostra total confiança em enfrentar seu exército.
Preocupado com a atitude de seu inimigo, Afonso consulta Romero sobre o que devem fazer e ambos concluem que Otávio certamente está contando com o auxílio de Rodolfo, que teria contratado soldados mercenários para se juntarem ao exército de Lastrilha. Certo de que o risco de uma derrota é real, o soberano de Montemor toma a difícil decisão de bater em retirada com suas forças.
E assim, sem desferir sequer um golpe de espada ou lançar uma única flecha contra o exército de Afonso, Otávio comemora sua primeira vitória na guerra contra o inimigo. As cenas em que Afonso se depara com o exército de Otávio e bate em retirada irão ao ar a partir de segunda-feira, dia 16 de julho.


































