O artista plástico Zé Nobre morreu, nesse sábado (24/11), aos 63 anos. Ele, que nasceu em Salvador (BA) e veio para Brasília ainda criança, foi um dos pioneiros desse tipo de arte na cidade.
O enterro do artista está marcado para esta segunda-feira (26), no cemitério Campo da Boa Esperança, às 11h. Zé Nobre estava internado, havia duas semanas, no Hospital Santa Helena, na Asa Norte, por conta de problemas cardíacos.

Zé Nobre era formado em artes plásticas pela Universidade de Brasília (UnB). A Secretaria de Cultura do Distrito Federal divulgou uma nota sobre o falecimento do artista.
“A Secretaria de Cultura do Distrito Federal se consterna com o falecimento do artista plástico e videasta José de Almeida Nobre Faria, nosso querido Zé Nobre.
Parte da primeira geração de Brasília, Zé Nobre contribuiu para desafiar a pecha negativa da capital como uma cidade ‘sem esquinas’ ou que ‘não tem vida cultural’.

Obra de Zé Nobre postada nas redes sociais
Segundo o próprio artista: ‘Tudo que ouvíamos a respeito da cidade eram opiniões de pessoas que não a conheciam ou não a vivenciavam plenamente. Fomos os primeiros a comentar poeticamente a cidade onde crescemos. Para nós, Brasília era musa, inspiração e assunto’.
Na pessoa do secretário Guilherme Reis, a Secretaria de Cultura manifesta seu pesar e envia suas condolências à família e aos muitos amigos”, diz o documento.



































