Praça dos Orixás e Festa de Iemanjá serão patrimônio cultural do DF

    0
    128

    O Condepac (Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural do DF) realizou sua primeira reunião oficial e homologou, por unanimidade, o registro da Praça dos Orixás e da Festa de Iemanjá como Patrimônio Cultural Imaterial do Distrito Federal. A partir de agora, as minutas de decreto para efetivação dos registros serão encaminhadas ao governador.

    “Este ato é muito importante, pois resgata uma dívida histórica do poder público”, disse o subsecretário Gustavo Pacheco, “A Praça dos Orixás é o principal lugar público associado à cultura afro-brasileira e a Festa de Iemanjá é uma celebração muito tradicional que já integra o calendário do DF e envolve muita gente”.

    É de uma relevância cultural, não apenas um patrimônio religioso. Tem uma importância para toda a população

    Gustavo Pacheco

    Ataques
    Em 2017, a praça sofreu ataques de vândalos tentando roubar partes das estátuas e desrespeitando os símbolos religiosos na Prainha do Lago Paranoá. Além disso, o local tinha buracos nas calçadas, falta de lixeiras e pouco espaço na área do estacionamento.

    O secretário de Cultura, Guilherme Reis, se orgulha do progresso: “Esperamos contar com a parceria da comunidade para zelar pelo nosso patrimônio”, frisou.

    Artigo anteriorHomem é atingido por raio no meio de plantação e morre em Brazlândia
    Próximo artigoRéu por desvio em igreja, advogado é preso por ligação com outro esquema