A Honda PCX 150, a scooter mais vendida no mercado brasileiro completa um ano de sua mais ampla atualização técnica e estética. Para 2020, a grande novidade é a introdução da PCX 150 ABS, versão de entrada que se somará à PCX 150 CBS como as mais acessíveis scooters da família. PCX 150 DLX ABS e PCX 150 Sport ABS, modelos mais sofisticados, trazem novas cores e grafismos.
A PCX 150 foi lançada em 2013 e rapidamente conquistou a liderança do segmento, um dos que mais crescem entre os veículos de duas rodas. Foi através da PCX que as scooters se tornaram verdadeiramente populares em nosso país, trazendo novos usuários para o mundo das duas rodas e também conquistando fãs de outros segmentos. Hoje, após seis anos de mercado e nada menos do que 165.876 unidades produzidas (até setembro de 2019), o panorama é claramente favorável ao segmento das scooters. Entre os donos de PCX há motociclistas de todos os tipos, desde iniciantes que entenderam ser este o vetor ideal para os “primeiros passos” ao guidão de um meio de duas rodas motorizado como motociclistas experientes, fascinados pela praticidade e excelência do modelo em termos de performance global.
Conquistando motociclistas
Quando a Honda PCX foi lançada na Europa a recepção ao modelo foi mais do que positiva. Imediatamente a nova scooter escalou o ranking das vendas, superando modelos que há anos eram as preferidas dos clientes do continente que é considerado a pátria deste tipo de veículo.
O namoro dos europeus com as scooters vem de longa data, e a boa aceitação da PCX neste exigente mercado mostrou que a Honda, mais uma vez, “acertou a mão”, oferecendo um produto tecnicamente superior, de excelente dirigibilidade e com um design alinhado às expectativas de múltiplos usuários.
Um destaque que certamente não passou despercebido foi o motor monocilíndrico de nova geração e baixo índice de atrito, dotado do sistema eSP (enhanced Smart Power), exclusivo dispositivo que reduz a rotação do motor automaticamente quando em aceleração constante em terreno plano.
Outro diferencial técnico dos PCX é o Idling Stop System, ou ISS. Tal dispositivo, acionado através de uma tecla no punho direito do guidão, promove o desligamento automático do motor em situações como paradas em semáforos. Basta acionar o acelerador para que a partida seja dada, automaticamente e de forma imediata, uma tecnologia pioneira no Brasil.
A parte ciclística da PCX sempre foi um elemento de destaque pela agilidade e facilidade de condução proporcionada. O conjunto chassi e suspensões recebeu importantes mudanças nesta que é a 3ª geração do PCX.
Para oferecer ainda mais conforto ao condutor e passageiro, um novo par de amortecedores traseiros foi desenvolvido. Além de um novo ajuste na parte hidráulica e carga das molas — reguláveis em três posições –, os pontos de fixação superiores no novo chassi tubular de aço foram deslocados à frente, aperfeiçoamento que aumentou a suavidade do funcionamento da suspensão traseira sem prejudicar sua eficiência.
Outra importante evolução foi no âmbito da frenagem: o sistema ABS — Antilock Brake System –, que impede o travamento da roda dianteira em frenagens abruptas, agora equipa não apenas as versões “top” PCX 150 DLX e PCX 150 Sport, como também uma versão de preço mais acessível. Todas as PCX dotadas de ABS contam com freio a disco na roda dianteira e traseira, ambas de 14 polegadas.
A mais acessível das versões da PCX preserva o consagrado sistema de freios CBS (Combined Brake System), com disco na dianteira e tambor na traseira, adequado para condutores novatos pela ação do freio em ambas rodas através do manete da esquerda.
A PCX tem motor de 149,3 cm3, monocilíndrico SOHC de 4 tempos, com injeção eletrônica, arrefecido a líquido e com transmissão automática continuamente variável CVT. A potência máxima é de 13,2 cv a 8.500 rpm e torque máximo de 1,38 kgf.m a 5.000 rpm. Uma característica do motor das PCX é o sistema de arrefecimento a líquido dotado de ventoinha de refrigeração para o radiador, o que permite fluxo de ar constante, que independe do movimento. Seja no para e anda do trânsito pesado ou rodando em vias mais livres, este padrão de refrigeração constante oferece uma estabilidade térmica ideal, o que favorece a durabilidade e menor consumo de combustível e lubrificante.
São quatro as versões 2020 da PCX: às mais requintadas PCX 150 Sport ABS e PCX 150 DLX ABS e a versão “porta de entrada” no mundo PCX, à PCX 150 CBS se junta a PCX 150 ABS, que traz a opção da frenagem assistida eletronicamente na roda dianteira a um modelo de preço contido, pouco superior ao preço da PCX 150 CBS Standard.
A praticidade é, seguramente, um fator indissociável de qualquer scooter. Fator positivo desta nova geração das PCX é a mola que mantém o assento em posição aberta enquanto objetos são acomodados no compartimento sob o banco, recordista em capacidade (28L) em sua categoria. No lado esquerdo do escudo frontal, um compartimento com portinhola dispõe de tomada de força de 12V e é capaz de abrigar um smartphone, uma pequena garrafa ou outros objetos de pequeno volume.
Nas versões PCX Sport e PCX DLX, o Smart Key System é equipamento padrão: trata-se de sensor presencial, cujo porte dá acesso automático ao destravamento do botão de partida e tecla de acesso ao compartimento sob banco e tanque de combustível. Nos demais modelos da PCX, o acesso à ignição ocorre por chave que comanda o dispositivo antifurto Shutter Key.
Preço, cores, garantia
As Honda PCX 150 2020 chegam às concessionárias em novembro de 2019. Abaixo, as cores disponíveis para cada uma das quatro versões e seus preços sugeridos (base Estado de São Paulo):
PCX 150 CBS: R$ 11.990,00, nas cores cinza metálico e azul escuro perolizado
PCX 150 ABS: R$ 13.190,00, na cor cinza metálico
PCX 150 Sport ABS: R$ 13.590,00, na cor prata metálico.
PCX 150 DLX ABS: R$ 13.590,00, na cor branco perolizado. (Da Redação, com informações do fabricante)
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