A Prefeitura de Sorocaba informa que ainda não há previsão de chegada da vacina antirrábica para realizar a campanha anual de imunização de mais de 35 mil animais da cidade, entre cães e gatos. Não houve campanha no ano passado porque a cidade não recebeu as doses da vacina.
“A Prefeitura não recebeu comunicado oficial sobre o assunto. Anteriormente, o Ministério da Saúde informou que a previsão era para novembro de 2019, mas não aconteceu”, diz.
Conforme a SES, Sorocaba tem vacinas em estoque somente para as ações de rotina, que imunização de cães e gatos que entram em contato com morcegos e vacinações eventuais. Informou que, assim que as doses forem repassadas ao município pelo Ministério da Saúde, a campanha antirrábica será organizada.
A SES aponta ainda que a falta de vacina antirrábica não exime os responsáveis por cães e gatos de vacinarem seus animais com veterinários particulares, conforme parágrafo 3º do Art. 10 da Lei nº 8354/07, pois a dose deve ser dada anualmente.
A Prefeitura alega que não pode comprar a vacina. “Não há registro de cães e gatos com raiva no município de Sorocaba nos últimos anos. Há apenas relatos de um animal na década de 90”, informa a pasta. (Ana Cláudia Martins)
O post Campanha antirrábica não tem previsão apareceu primeiro em Jornal Cruzeiro do Sul.