Conversar com o Senador Cristovão reúne 80 moradores do Cruzeiro

    0
    441


    Roda de Conversa com o Senador Cristovam Buarque (PPS-DF) reuniu 82 moradores e lideranças do Cruzeiro, Sudoeste e Octogonal, no Colégio CIMAN. Das 19h às 22h30m, líderes locais e moradores debateram com Cristovam, na última quinta-feira, assuntos relevantes para a comunidade local e para o DF. O encontro tratou de temas como educação, infraestrutura, mobilidade e cultura. A conversa com Cristovam iniciou com uma apresentação de dança folclórica do Grupo de Dança Pelinski, que encantou a todos os presentes pela beleza da coreografia e do figurino dos dançarinos, interpretando tema do Boi de Parintins. Assim, pode-se reunir, em uma só atividade, arte, cultura e política.

    Na ocasião, o diretor Andreone Pelinski esclareceu que o grupo é uma ONG que reúne dezenas de jovens, em sua maioria advindos de lares carentes de recursos e que encontraram, na arte e na cultura, um escape contra as drogas e a vida marginal. Apesar do trabalho que o Pelinski tem feito em prol da cultura, da arte e do amparo aos jovens, a administração pública não o tem apoiado a contento, exceto durante a gestão do ex-administrador regional do Cruzeiro, Professor Salin Siddartha, que lhes agraciou com uma ajuda proveniente de dotação orçamentária para a cultura no valor de 30 mil reais, em 2011. A diretora do Grupo, professora Ane, convidou o Senador a comparecer ao XX Encontro de Arte e Cultura que será realizado pelo grupo ainda neste mês, e o Senador não só se comprometeu a comparecer, mas também declarou que reunirá a bancada do DF no Senado Federal para buscar ações legislativas que os ajudem em seus trabalhos.

    Indagado sobre o motivo que o levou a trocar de partido político, o Senador Cristovam Buarque explicou que saiu do PDT e foi para o PPS devido àquele partido ter perdido, paulatinamente, o vigor transformador que possuía no tempo de Leonel Brizola, ficando reduzido, hoje, a ser um mero “puxadinho” do PT.

    Com uma vida pública voltada para o combate ao analfabetismo e à má qualidade dos colégios no Brasil, Cristovam defendeu a federalização do ensino como solução para a melhoria da qualidade do sistema de ensino e do nível salarial dos professores. Durante a Roda de Conversa, um juiz de direito do Distrito Federal, morador no Cruzeiro, fez chegar às mãos do Senador anteprojeto de lei que equipara o magistério à magistratura, inclusive em termos salariais. Cristovam recepcionou o anteprojeto e comprometeu-se a lê-lo e encaminhá-lo como proposição legislativa no Congresso Nacional.

    Os moradores e os presidentes do Cruzeiro Futebol Clube, Nito, do Clube Ajax, Alessandro Seco e da Liga de Futebol Amador da região, Julião, manifestaram, ante o Senador Cristovam Buarque, descontentamento com a má conservação dos espaços esportivos do Cruzeiro que, na opinião deles têm de ser revitalizados e clamaram pela necessidade de mais quadras de esporte e campos de futebol para a região

    administrativa. A situação de desamparo em que se encontra o Cruzeiro F. C. por parte do Governo do Distrito Federal e da Administração Regional foi motivo de queixa do presidente daquele clube, o dirigente Nito dos Esportes. O Senador solidarizou-se com essas reclamações e afirmou que a educação tem de caminhar junto com o esporte e a cultura para que possa ser plena em todos os sentidos.

    Houve questionamento a respeito do aumento da violência e desrespeito aos professores no interior das escolas. Segundo o Senador, a primeira causa é a pouca valorização do professor. Numa sociedade movida pelo consumismo e pela renda, ao perceberem que os professores têm baixos salários, os alunos valorizam mais outras profissões – não espelham seus futuros nos professores à sua frente. Por outro lado, sentindo-se violentados pela escola degradada, os alunos tornam-se violentos, pois vítimas de violência reagem com violência. A escola brasileira é tão violenta com os alunos que não há razão para surpreender-se com a violência deles contra ela; mas há razão para assustar-se com as consequências trágicas da violência na depredação do futuro.

    Os participantes também reivindicaram a Cristovam Buarque que encaminhe às autoridades do Distrito Federal pedido de melhoria na segurança pública e integração entre as ciclovias dos bairros vizinhos, para que a população possa deslocar-se de bicicleta ao trabalho, à escola e às diversas atividades pessoais, sem precisar utilizar carro ou ônibus, haja vista o aumento do congestionamento no trânsito e da poluição do ar. O Senador prometeu que vai encaminhar o pleito ao Governador do Distrito Federal, pois a integração das ciclovias contribuirá para dar mais segurança para quem anda de bicicleta.

    A professora de ensino especial da Secretaria de Educação, Anita Queiroz, indagou o Senador sobre a visão dele a respeito da educação para os autistas. Prefaciador de vários livros que tratam sobre o tema, Cristovam informou que, juntamente com os Senadores Romário (PSB-RJ) e Paulo Paim (PT-RS), tem tomado a frente na defesa dos autistas e dos portadores de deficiências tais como a síndrome de Down. Segundo ele, é preciso, principalmente, quebrar preconceitos para que se possam transformar os direitos dos autistas em realidade. Ele também pediu à professora Anita que elabore projeto nesse sentido e o procure em seu gabinete, no Senado Federal, para que seja possível encaminhar a questão.

    O Senador Cristovam Buarque também criticou o governador Rodrigo Rollemberg por ser omisso em não cumprir a promessa de efetuar eleição para os administradores regionais de cada cidade do DF. Para tanto, não seria necessário aguardar decisão da Câmara Legislativa, pois é atribuição do titular do Poder Executivo tomar tal iniciativa, em vez de buscar jogar a responsabilidade para os deputados distritais.

    Enfim, as Rodas de Conversa com Cristovam Buarque (já ocorreram em mais oito cidades e a próxima será em Brazlândia) revelaram ser um excelente meio de aproximar o Senador das diversas comunidades do DF. Compuseram a mesa diretora do evento o Senador Cristovam Buarque, o Deputado Distrital Raimundo Ribeiro, o Ex-Administrador Regional Salin Siddartha, o Diretor do Colégio CIMAN, Atef Aissami, o

    Presidente do PPS-DF, Chico Andrade, o representante do Conselho de Saúde do Cruzeiro, Sudoeste e Octogonal, Francisco Teixeira, e o Capitão Santos (representando o Major André Barbosa, comandante do 45º Grupamento de Bombeiros Militares do Distrito Federal)assessoria do Senador do Cristovão Buarque

    Artigo anteriorARUC ELEGE NOVA DIRETORIA
    Próximo artigoRollemberg anuncia novos nomes em administrações regionais. Cruzeiro e Sudoeste não tiveram alterações.