No dia 27 de setembro comemora-se o Dia de Cosme e Damião. A data serve para homenagear os santos, mas também motiva os devotos a fazer simpatias e orações, e distribuição de doces a crianças. E importante conhecer um pouco sobre a história deles.
Cosme e Damião foram irmãos gêmeos, que viveram no ano 300 depois de Cristo. Eles são louvados pela Igreja Católica e responsáveis por diversos milagres. Os fiéis normalmente recorrem aos santos pedindo proteção para as crianças.
Em vida, Cosme e Damião foram médicos e tinham o costume de fazer caridade aos pobres. Na época, os dois montaram uma espécie de hospital para cuidar dos necessitados e pregar a palavra de Jesus. Para curar os doentes, os irmãos preparavam remédios à base de ervas amargas. Como as crianças reclamavam do gosto, Cosme e Damião procuravam distraí-las com doces.
Há várias versões sobre a morte dos gêmeos, mas tudo indica que eles sofreram perseguição, foram presos e torturados. O povo ficou desolado com o trágico destino de Cosme e Damião, por isso as pessoas deixavam doces sobre a sepultura dos irmãos, assim as almas maltratadas poderiam encontrar o caminho da paz com mais tranquilidade.