YouTube: Ivete e Claudia Leitte sofrem onde Anitta faz sucesso

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    Giovanna Bembom/Metrópoles

    A forma de consumir música mudou nos últimos anos: streaming, mp3 e YouTube. Videoclipes exibidos na rede do Google e seus views são bom termômetro para medir a popularidade de um artista. O funk dominou o terreno. O Kondizilla, especializado no ritmo, tem mais de 17 milhões de inscritos. Anitta bateu marcas importantes com os últimos lançamentos.

    Frutos da era digital, Mc Kevinho, Mc Livinho, Anitta e Ludmilla dominam as redes sociais. Esse conhecimento é determinante para o sucesso dos funkeiros. Um pouco atrasados nessa rede, estrelas da axé music e do sertanejo ainda conseguem números discretos — mesmo que ainda mantenham marcas relevantes em vendas, shows e aparições na mídia tradicional.

    Porém, quando o assunto é YouTube, a distância é muito grande. Um exemplo dessa situação pode ser observada no último mês. Anitta, Claudia Leitte e Ivete Sangalo lançaram clipes na rede social. A funkeira esmagou as cantoras de axé (mesmo que, concretamente, elas nunca tenham entrado em uma competição).

    Gui Primola/Metrópoles

     

    Anitta conseguiu, em 24 horas, mais visualizações que Ivete em nove dias. Claudia Leitte teve desempenho ainda menor: não chegou a marca dos 3 milhões de views.

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    Gerações
    Os números mostram uma troca de reinado? Improvável. As axezeiras ainda lotam shows pelo Brasil, como a recente vinda de Ivete a Brasília prova, vendem discos e figuram na lista de mais tocadas das rádios e do carnaval. A grande diferença é geracional.

    Para entender isso, é preciso falar da MTV. No começo dos anos 2000, a emissora passou a focar no universo do pop-rock. Axé e sertanejo pularam fora do mundo dos clipes. O canal perdeu espaço e foi dominado por realities shows. Daí, veio o YouTube e o audiovisual voltou a ganhar força. Enquanto funkeiros invadiam a rede, os colegas investiram em DVDs ao vivo.

    No entanto, como aponta Chico Barney, os tempos mudaram: “É louvável que artistas do quilate de Ivete e Claudinha tenham percebido a importância de ir além das gravações de shows ao vivo”, escreveu, em referência aos recentes clipes lançados. A lógica do DVD vende bem, mas não atinge a um novo público fissurado pela rede de vídeos.

    Flávio Saturnino, agente de artistas e fundador do Popline, entende que as axezeiras buscam se inserir nesse novo mercado. “O YouTube não é um terreno conhecido de Claudia e Ivete. Elas ainda precisam construir um caminho nos vídeos. Ficaram muito tempo longe de lá”, explica.

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