
Nem mesmo uma exposição organizada em ambiente universitário escapou à recente onda de ataques às artes plásticas. Agentes da Prefeitura da Universidade de Brasília (UnB) destruíram a instalação “Faixadas”, de Mário Roberto, artista e estudante da instituição.
A peça, que consiste em um labirinto formado por uma série de faixas de anúnio de imóveis, faz parte da exposição “Dos Que Habitam Crônicas”, com abertura marcada para esta terça-feira (19/9), e estava sendo montada no gramado da Galeria de Arte da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU).
O professor do Instituto de Artes (IDA) da UnB Átila Regiani estava presente no local e denunciou a ação. “Os seguranças começaram a destruir o trabalho antes mesmo de requererem qualquer explicação ou autorização, solicitando as mesmas apenas depois que eu os interpelei”, disse.
googletag.cmd.push(function() {
googletag.defineSlot(‘/123935210/PUB_CAT_PAI-300×250-G-2’, [[300, 250] , [336 , 280]], ‘PUB_CAT_PAI-300×250-G-2’).addService(googletag.pubads());
googletag.pubads().enableSingleRequest();
googletag.enableServices();
});



Publicidade
googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘PUB_CAT_PAI-300×250-G-2’); });







Confusão
Segundo a assessoria de comunicação da UnB, os agentes da Prefeitura foram ao local remover a peça após denúncias de que a instalação estaria atrapalhando a passagem de pedestres. Apesar da obra estar distante da calçada, atendo-se apenas ao gramado localizado diante da galeria, os agentes acharam por bem dar início à retirada das peças.
A mostra “Dos Que Habitam Crônicas” exibe fotos, pinturas, esculturas e instalações realizadas por alunos do Instituto de Artes da UnB. Os trabalhos têm como objetivo estimular pensamentos e desejos por meio de objetos do cotidiano que transitam entre o público e o privado.
Participam da exposição os artistas Van San, Thalita Perfeito, Daniela Asantewaa, Amanda Rodrigues Courinos, Mariana Destro, Romulo Barros, Danilo Piermatei, Lucas Sertifa, João Wesley e Mário Roberto. A produção artística e a curadoria foram realizadas sob a orientação dos professores Ruth Sousa, Andrea Sá e Átila Regiani.
“Dos Que Habitam Crônicas”
Até o dia 30 de setembro, na Galeria de Arte da Faculdade de Arte e Urbanismo (ICC Norte, próximo ao Ceubinho), na Universidade de Brasília. Visitação de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h. Classificação indicativa livre


































