Com viés feminino, “Latinidades” e “Conexões Urbanas” fazem parceria

    0
    236
    Divulgação

    O Latinidades completa 10 anos em 2017. A edição “normal” do evento foi realizada no meio de 2017, mas as organizadoras entenderam que o maior festival de mulheres negras da América Latina merecia um repeteco, a partir desta sexta-feira (24/11), durante o mês da Consciência Negra. A galera aproveitou para se unir ao projeto de hip-hop “Conexões Urbanas”.

    Segundo a coordenadora do Latinidades, Elisabeth Braga, o grande legado do festival é justamente a visibilidade da produção realizada por mulheres negras.

    São mulheres que sofrem total apagamento no campo profissional

    Elisabeth

    A capacitação e formação de novas gerações de mulheres profissionais é outro dos pontos levantados por Elisabeth. Este ano, as atividades formativas alcançam o Núcleo de Internação de Santa Maria, entidade que atende a adolescentes em situação de privação de liberdade.

     

    Há uma década, as artistas do Latinidades servem como exemplos de empoderamento feminino. Este ano, a edição comemorativa tem o super exemplo da cantora, ativista e mãe do afrobeat, Sandra Izsadore. A norte-americana, filiada aos Panteras Negras na década de 1970, influenciou o compositor Fela Kuti, em propostas musicais e políticas.

    Outra das atrações internacionais, a cantora moçambicana Zav produz música pop com influências de marrabenta, pandza, ghetto zouk e kizomba. “Easy Boy” e “Já Não Dá Mais” estão entre os sucessos da africana. O Latinidades e o Conexões são gratuitos.

    Programação
    O palco Latinidades inicia as apresentações às 22h com shows de Preta Rara (SP) e do grupo IFA (SP). Representantes do Distrito Federal, Rebeca Realeza e a youtuber Rosa Luz também fazem  perfomances.

     

    Conexões Urbanas
    Há tempos, a mulherada domina as picapes do hip-hop, no entanto, o trabalho delas começou a ganhar os holofotes somente agora. Além de oficinas formativas no Espaço Cultural do Canteiro Central, o “Conexões Urbanas” traz atrações que se revezam em palco montado no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha, a partir das 20h.

    Latinidades
    Sexta-feira (24/11), shows e desfiles na Areninha (Estádio Nacional Mané Garrincha), a partir das 22h. De sexta a segunda-feira (24 a 27/11), em Santa Maria, Taguatinga e Estádio Nacional Mané Garrincha. Toda a programação é gratuita. Mais informações no site

    Conexões Urbanas: Impressões Femininas na Cultura de Rua
    Quinta e sexta-feira (23 e 24/11), no Espaço Cultural Canteiro Central (Oficinas) e Arena Conexões – Estádio Nacional (Shows). Entrada franca mediante doação de livros, brinquedos e alimentos não perecíveis. Inscrições nas oficinas através do e-mail [email protected].

    Artigo anteriorTim Maia e funk dominam a noite da capital nesta sexta-feira (24/11)
    Próximo artigo“O Outro Lado”: o primeiro alvo da vingança de Clara já está definido